Índia ou Bharat? Convite oficial para a cimeira do G20 e notícias de uma “sessão especial” do parlamento levantam cada vez mais rumores da mudança para o nome em Hindi e provocam tumultos políticos.
Um convite oficial recente para a próxima cimeira do G20 na Índia alimentou especulações de que o Governo indiano pode estar a considerar mudar o nome do país para “Bharat”, o seu nome em Hindi.
No convite, destinado a dignitários estrangeiros que se preparam para ser recebidos em Nova Deli, o termo “Presidente de Bharat” foi usado em vez do habitual “Presidente da Índia”.
So the news is indeed true.
Rashtrapati Bhawan has sent out an invite for a G20 dinner on Sept 9th in the name of ‘President of Bharat’ instead of the usual ‘President of India’.
Now, Article 1 in the Constitution can read: “Bharat, that was India, shall be a Union of States.”…
— Jairam Ramesh (@Jairam_Ramesh) September 5, 2023
O discurso político em torno do uso oficial de “Bharat” intensificou-se desde que o governo nacionalista hindu do Primeiro-Ministro Narendra Modi assumiu o poder em 2014 e relatórios não confirmados recentes sugerem que a administração Modi pode finalmente avançar para renomear oficialmente o país, avança o The Independent.
Em consonância, notícias sobre uma “sessão especial” do parlamento indiano agendada para 18 a 22 de setembro que foge aos habituais procedimentos parlamentares agravaram ainda mais os rumores de que o partido Bharatiya Janata (BJP) no poder poderá anunciar planos para mudar oficialmente o nome da Índia.
Agora, surpreendentemente, figuras seniores do BJP parecem estar a acolher os rumores. Himanta Biswa Sarma, Chefe do Governo do estado de Assam, liderado pelo BJP, já mudou a sua localização nas redes sociais para “Assam, BHARAT”.
Já a oposição mudou recentemente o nome a sua coligação para INDIA, que significa Aliança de Desenvolvimento Inclusivo Nacional Indiano, antes das eleições chave do próximo ano — uma medida que terá provocado uma reação do BJP, incluindo do Primeiro-Ministro Modi.
While there is no constitutional objection to calling India “Bharat”, which is one of the country’s two official names, I hope the government will not be so foolish as to completely dispense with “India”, which has incalculable brand value built up over centuries. We should… pic.twitter.com/V6ucaIfWqj
— Shashi Tharoor (@ShashiTharoor) September 5, 2023
Líderes da oposição criticaram a ideia de uma mudança de nome unilateral para o país, argumentando que o nome “Índia” pertence aos seus milhares de milhões de cidadãos, e não apenas a um único partido político.
“Embora não haja objeção constitucional a chamar a Índia de ‘Bharat’, que é um dos dois nomes oficiais do país, espero que o Governo não seja tão imprudente ao ponto de abandonar completamente ‘Índia’, que tem um valor de marca incalculável construído ao longo de séculos”, afirmou o líder do partido do Congresso, Shashi Tharoor.
Embora tanto “Bharat” como “Índia” sejam nomes constitucionalmente reconhecidos para o país, o termo “Índia” tem sido amplamente utilizado desde a sua independência em 1947, e é comummente empregado por ministérios governamentais, instituições educacionais e outras organizações. O preâmbulo da Constituição indiana começa por si só com “Nós, o povo da Índia”, solidificando a sua importância.
Por agora, permanece incerto se a Índia avançará com a mudança de nome.
Outro nacionalista extremista. Antigamente os comunistas diziam que a classe operária ia governar o mundo. Enganaram-se. Espero também estar enganado se disser que os imbecis vão governar o mundo. Mas que os lideres nacionalistas extremistas se multiplicam por cada vez mais países é um facto.