Segundo registos históricos não confirmados, Valentina Vassilyeva foi a mulher com mais filhos na história. Teve 16 pares de gémeos, 7 conjuntos de trigémeos e quatro conjuntos de quadrigémeos.
Uma narrativa histórica da Rússia coloca Valentina Vassilyeva, uma camponesa do século XVIII , no centro das atenções como a mãe com o maior número de filhos na história registada.
Vassilyeva terá tido um surpreendente total de 69 descendentes diretos. No entanto, a veracidade desses registos continua sob escrutínio.
Nascida no Distrito de Shuya, em Ivanovo Oblast, a vida de Vassilyeva tornou-se objeto de inúmeros relatos históricos, principalmente devido ao número proeminente de partos que terá tido.
Apesar de ser uma história intrigante, os especialistas alertam que a credibilidade de sua história reprodutiva não pode ser totalmente autenticada devido à limitada documentação histórica daquela era.
O excecional número de filhos é atribuído à ocorrência de nascimentos múltiplos, havendo relatos que sugerem que Vassilyeva deu à luz a 16 pares de gémeos, 7 conjuntos de trigémeos e quatro conjuntos de quadrigémeos.
No entanto, realça a BBC, esta extraordinária prolificidade exige uma análise mais profunda, dadas as elevadas taxas de mortalidade materna e infantil do século XVIII.
Alguns especialistas questionam a veracidade destes relatos, em particular devido ao fardo de dar à luz 69 crianças, principalmente no contexto difícil da Rússia campestre do século XVIII.
“A Natureza gosta de traçar os seus limites”, diz à BBC Valerie Baker, professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford. “A gravidez é uma das coisas fisicamente mais exigentes que o corpo de uma mulher alguma vez enfrenta”.
Além de Vassilyeva, há na História registos de outras mulheres que se notabilizaram pelo elevado alto número de descendentes.
No século XVII, a chilena Leontina Albina Espinoza terá dado à luz a 64 crianças. Leontina de Castro Feitosa, uma brasileira do século XX, é conhecida por ter dado à luz a 62 crianças, incluindo numerosos conjuntos de múltiplos.
Mas, tal como no caso de Vassilyeva, também estes registos permanecem sob escrutínio devido às possíveis imprecisões na documentação histórica.
E era cá um bigode…