Incidente poderia ter provocado a morte de quatro pessoas da tripulação do MC-12 norte-americano. Moscovo coopera com Governo sírio para expulsar EUA do território.
Tensão estabeleceu-se nos céus no passado domingo, quando um SU-35 russo se aproximou demasiado de um MC-12, responsável pela vigilância das forças especiais dos EUA, na Síria, confirmou o Centro de Comando da Força aérea norte-americano.
Segundo oficiais, o incidente foi resultado de um escalar de tensão nas últimas semanas, após uma série de encontros entre aeronaves dos dois países, escreve o The Telegraph.
O caça russo impediu a tripulação do avião de vigilância norte-americano de operar em segurança em zona de turbulência, num cenário que, segundo os EUA, poderia ter implicado a morte da tripulação.
O incidente — que não é isolado — está a ser encarado pela Força Aérea dos EUA como uma escalada de tensão entre os dois países na Síria.
Há duas semanas, três caças russos foram vistos a praticar as mesmas ações, desta vez perto de drones norte-americanos. Em vídeo vê-se um SU-35 a aproximar-se do Reaper dos EUA.
A frequência e agressão da atividade militar russa tem aumentado desde março, consequência, escreve a AP, da cooperação crescente entre Moscovo, Teerão e o Governo sírio, de forma a pressionar os EUA — que tem cerca de 900 forças no país — a abandonar o território.
É abater um ou dois caças russos e eles pensam duas vezes.
Os americanos estão na Síria em violação do direito internacional. O governo sírio reconhecido pelas Nações Unidas já por várias vezes disseram aos americanos para se irem embora, e eles não vão.
Estás a falar do regime sírio autoproclamado do carneiceiro Al Assad?! É desse belo regime que estás a falar?!
O governo de Bashar al-Assad é reconhecido pela ONU, e é por isso o governo legal da Síria, e tem todo o direito de exigir a saída da força invasora americana.
Esse regime é criminoso e o seu líder um carniceiro.
Sem mais, os Americanos continuam lá, na parte mais rica da Síria, a sua tentativa (CIA) de minar o país por completo e fazer uma lavagem cerebral ao mundo inteiro não resultou (pelo menos para muitos que já conhecem os métodos destes gajos), têm mais é que sair de lá.