Ex-seguidora do infame Charles Manson libertada 53 anos depois

1

Arquivo / AP

Leslie Van Houten à entrada para a prisão, em Los Angeles, em 1971

Numa reviravolta surpreendente, Leslie Van Houten, ex-seguidora do famigerado líder de culto Charles Manson, foi libertada após cumprir 53 anos de prisão.

Um tribunal californiano concedeu a liberdade condicional a Leslie Van Houten, uma das seguidoras de Charles Manson, líder da seita que nos anos 1960 ficou conhecida como “A Família Manson”.

Van Houten, de 73 anos, foi condenada em 1971 a uma pena de prisão perpétua por ter participado em 1969, em Los Angeles, nos brutais assassinatos de Leno LaBianca e da esposa, Rosemary. Tinha então 19 anos.

Durante os assassinatos, que ocorreram apenas alguns dias após o homicídio da atriz Sharon Tate e de outras quatro pessoas, Van Houten segurou Rosemary LaBianca enquanto outra pessoa a esfaqueava. Mais tarde, Van Houten admitiu que esfaqueou também LaBianca depois de esta estar morta.

A libertação acontece depois de o governador da Califórnia, Gavin Newsom, ter desta vez decidido não bloquear a liberdade condicional de Van Houten.

Quer Newsom quer o seu antecessor, Jerry Brown, usaram no passado diversas vezes o seu poder de veto para impedir a libertação de Houten.

Recentemente, após mais um apelo dos seus advogados, um tribunal da Califórnia recomendou a liberdade condicional de Van Houten, anulando na prática a decisão anterior do governador.

Van Houten, membro mais jovem do culto criminoso de Manson, foi inicialmente condenada à pena capital. — que foi mais tarde comutada para uma pena de prisão perpétua.

Segundo a BBC, desde 2016, a Comissão de Liberdade Condicional votou por cinco vezes no sentido de que fosse concedida liberdade condicional a Van Houten — recomendações que foram sucessivamente vetadas pelo governador em funções.

Segundo o Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia, Van Houten estará em liberdade condicional durante um período máximo de três anos, com uma revisão de libertação da liberdade condicional prevista para ocorrer após um ano.

A diretora de comunicação do governador, Erin Mellon, expressou a desilusão de Newsom com a decisão do Tribunal de Recurso de libertar Van Houten, mas é improvável que o governador venha a intervir de novo, dada a baixa probabilidade de sucesso de novo recurso da decisão judicial.

Charles Manson, considerado um mais infames líderes de culto dos Estados Unidos, levou os seus seguidores a cometer 9 assassinatos, incluindo o da atriz Sharon Tate, mulher do realizador Roman Polanski. Na altura, Tate tinha 26 anos e estava grávida.

Os homicídios desencadearam o pânico entre os residentes e chocaram a opinião pública mundial. Manson esperava com estes assassinatos desencadear uma guerra racial, a que chamava “Helter Skelter“, nome de uma música dos Beatles.

Condenado a pena de morte em 1971, pena posteriormente comutada para prisão perpétua , Manson morreu na prisão em 2017.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.