Os machados de mão encontrados foram considerados “gigantes” pela arqueóloga Letty Ingrey, que encontrou os artefactos.
Arqueólogos descobriram dois enormes machados pré-históricos num sítio arqueológico da Idade do Gelo no sul de Inglaterra. Estas ferramentas com 300 mil anos, feitas de sílex e com mais de 30 centímetros de comprimento, foram encontradas juntamente com mais de 800 outros artefactos.
A arqueóloga Letty Ingrey, citada pela Insider, descreveu estas ferramentas como “gigantes”, referindo que estão entre as maiores alguma vez encontradas na Grã-Bretanha.
Tradicionalmente, os machados de mão deste género eram utilizados para abater ou esfolar animais. No entanto, o tamanho destes machados constitui um mistério.
“São tão grandes que é difícil imaginar como poderiam ter sido facilmente segurados e utilizados”, confessou Ingrey, sugerindo que podem ter tido uma função simbólica ou não prática, representando força e habilidade.
Durante o tempo em que estes machados de mão foram utilizados, o local do Vale de Medway teria sido um local de caça privilegiado, povoado por veados, cavalos e espécies agora extintas, como elefante-de-presas-retas e leões. Os primeiros humanos coexistiram com os Neandertais nesta área, quando as suas culturas estavam a começar a emergir.
Ingrey admitiu que o objetivo da criação de ferramentas tão grandes e as espécies específicas de humanos primitivos responsáveis pela sua produção permanecem incertos. No entanto, salientou que “este sítio oferece uma oportunidade de responder a estas questões excitantes”.