/

Threads vs. Twitter (ou Mark vs. Musk) em tribunal? Roubo de segredos em causa

(dr) Meta

A nova rede social parece ser uma ameaça séria ao Twitter. Mas um advogado deixou um aviso, logo após o lançamento da Threads.

A Threads apareceu e já causou impacto. Quer entre os interessados, quer na mais do que provável rivalidade com o Twitter.

A novidade da internet, vinculada ao Instagram, tem uma interface muito parecido com a do Twitter.

Mas promete ser de utilização mais simples: as mensagens são agrupadas em duas colunas, “threads” e “respostas”, e os utilizadores podem gostar, comentar, partilhar ou reencaminhar as mensagens.

Ficou disponível desde quarta-feira, com 10 milhões de utilizadores logo nas primeiras 7 horas.

A nova rede social é da Meta, empresa proprietária de Instagram, Facebook e WhatsApp.

Elon Musk, dono do Twitter, já tinha dito que a Threads vai recolher todo o tipo de dados dos utilizadores, incluindo “informação sensível”.

Agora surge uma ameaça de processo. O Twitter pode levar o caso a tribunal.

A revista Semafor mostra uma carta de um advogado do Twitter, enviado para a Meta apenas poucas horas depois do lançamento do Threads.

No documento, lê-se que o Twitter tem preocupações sérias com “apropriação indevida, sistemática, intencional e ilegal dos segredos comerciais e de outras propriedades intelectuais do Twitter”.

O advogado indica que, ao longo do último ano, a Meta contratou dezenas de pessoas que trabalharam no Twitter – que podem passar segredos para a rival, tendo documentos e aparelhos “de forma imprópria”, embora continuem a ter obrigações por escrito (de sigilo) com a empresa de Musk.

E acusa a Meta de violar as leis federais e estatais (e os acordos dos ex-funcionários), ao aproveitar esse conhecimento para acelerar o desenvolvimento da Threads.

Por isso, o Twitter pede que a Meta adopte “imediatamente” medidas para deixar de utilizar segredos e informações confidenciais do Twitter.

Caso contrário, o Twitter tem “o direito de procurar soluções civis e medidas cautelares sem aviso prévio para impedir qualquer retenção, divulgação ou utilização adicional da sua propriedade intelectual pela Meta”.

Para já, a Threads não está disponível em Portugal. Não tem mercado na União Europeia por causa da protecção da privacidade dos utilizadores. Mesmo assim, a Meta não quis esperar (meses) pelos europeus.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.