7 milhões para reparar o pavimento de uma rua? Polémicas em Kiev não param

2

Seiko / Wikimedia

Bohdan Khmelnytskyi, Kiev

Uma rua na capital está a ser remodelada e os paralelepípedos já são considerados “dourados” pelos locais.

É uma nova polémica à volta da gestão financeira interna na Ucrânia, em tempos de guerra.

Desta vez as queixas têm um destino muito concreto: a rua Bohdan Khmelnytskyi.

O que se passa naquela rua em Kiev: é a maior reparação desde 1957 e os funcionários estão a colocar paralelepípedos “dourados”.

As críticas dos habitantes da capital da Ucrânia estão relacionadas com o valor que, dizem, está previsto para a remodelação daquela rua: quase 7.5 milhões de euros.

Pelas redes sociais multiplicam-se as comparações: esse valor daria para comprar 1.600 tanques para a guerra, por exemplo.

A rua está a ser reparada porque os paralelepípedos estavam a afundar-se e foram aparecendo sulcos formados pela exploração excessiva dos paralelepípedos sem reparo.

Essa foi a versão dada pela empresa pública responsável pela obra, no portal TSN, que assegurou que os tais 7.5 milhões de euros “são uma fantasia de alguém”.

Consertar os paralelepípedos na rua Bohdan Khmelnytskyi vai custar pouco menos de 300 mil euros, assegura a empresa. Bem longe dos milhões comentados.

“Tudo é feito com o nosso próprio esforço, os funcionários dos departamentos de manutenção de estradas trabalham. Até deixamos alguns velhos fios ao longo da estrada para poupar dinheiro”, descreveu a empresa Kyivavtodor CC.

Os primeiros paralelepípedos naquela rua já foram colocados em 1892.

Há poucos dias foi partilhada uma lista de 8 compras “escandalosas” que as autoridades da Ucrânia, essencialmente em Kiev, fizeram durante a guerra.

Noutro contexto, também foi notícia o caso de um responsável por abrigos na capital que é apoiante da Rússia.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.