Cientistas do Departamento Global de Modelagem e Assimilação da NASA fizeram animações de computador da presença do CO2 na nossa atmosfera. Os vídeos mostram uma visão quase alienígena da Terra.
A equipa da NASA fez três animações, todas a mostrar os níveis de dióxido de carbono ao longo do ano de 2021. Cada uma mostra quatro grandes contribuintes: combustíveis fósseis, queima de biomassa, ecossistemas terrestres e oceanos.
Na imagem que mostra as Américas do Norte e do Sul, podemos ver os resultados das plantas que absorvem o gás através da fotossíntese e libertam-no durante os meses de inverno.
Há contribuições intensas ao longo da costa nordeste dos EUA, principalmente pelas emissões da queima de combustíveis fósseis. Há também uma ascensão e queda do gás sobre a floresta amazónica. A equipa também interpreta isso como plantas a absorver carbono durante o dia e libertando-o à noite.
As animações também mostram fontes e sumidouros (onde o CO2 é absorvido) na Ásia e mostram uma quantidade incrível de emissões de combustíveis fósseis sobre a China. Noutras partes do mundo, como na Austrália, a absorção desse gás é muito maior, com emissões menores devido à população menor.
Uma terceira visão mostra a contribuição das emissões de combustíveis fósseis na Europa e das queimadas na África. No geral, os vídeos dão uma visão muito clara da presença desse gás de efeito estufa e o seu ciclo na nossa atmosfera.
A Terra não é o único planeta terrestre que possui este gás na sua atmosfera. Sabemos que está nas atmosferas de Marte e Vénus. E, recentemente, o JWST relatou ter encontrado vestígios deste gás num exoplaneta. Portanto, claramente desempenha um papel nas atmosferas planetárias.
ZAP // Universe Today