Troca de líder nos ‘Óscares da aviação’. Empresa portuguesa surge no top-100, mas quase a fechar a tabela.
A Singapore Airlines é agora a melhor empresa de aviação do planeta, de acordo com a edição 2023 dos Skytrax World Airline Awards.
A cerimónia decorreu nesta terça-feira, em Paris, numa nomeação que já começou em 1999.
Mais de 325 empresas participaram e a lista é publicada com base em inquéritos de satisfação realizados junto dos passageiros.
A Singapore Airlines venceu pela quinta vez no global e retirou da liderança a Qatar Airways, que tinha ficado no primeiro lugar do ano passado.
A Singapore Airlines destacou-se por causa da sua “dedicação ao atendimento ao cliente”, pelas refeições oferecidas nos menus de bordo, feitas por chefs de renome internacional, e pelo sistema de entretenimento a bordo que inclui filmes, música e jogos, explicou a organização
A Qatar Airways (recordista com sete vitórias), desta vez, foi segunda classificada, à frente da ANA All Nippon Airways, que fechou o pódio.
Cada uma destas três empresas venceu outros prémios relevantes. Nos troféus relacionados com primeira classe, a Singapore Airlines destacou-se; na classe executiva, a Qatar Airways prevaleceu; e a ANA All Nippon Airways foi eleita a companhia aérea mais limpa.
Ainda houve uma novidade: a companhia aérea mais familiar, que destaca as políticas de lugares familiares, embarque para prioritários, refeições infantis e entretenimento para crianças durante a viagem, entre outros factores. A Air Canadá foi a vencedora.
No top-10 da lista geral encontramos ainda, por esta ordem: Emirates, Japan Airlines, Turkish Airlines, Air France, Cathay Pacific Airways, EVA Air e Korean Air.
Mais abaixo, muito mais abaixo, aparece a TAP. A empresa portuguesa está no 89.º lugar. Desceu 22 posições em relação à tabela do ano passado.