Lista elaborada pela Associação Zero distinguiu 54 praias com zero poluição em Portugal, menos quatro praias que em 2022, o que representa apenas 8% das zonas balneares portuguesas.
54 praias de Portugal têm zero poluição, segundo lista publicada esta terça-feira pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Distribuídas por 26 concelhos, estas praias não têm nenhuma contaminação microbiológica segundo as análises efetuadas às águas nos últimos três anos.
Este número representa apenas 8% das 658 praias portuguesas que estarão em funcionamento no próximo verão.
A lista conta com 13 novas praias, mas viu sair 17 em relação ao ano passado.
Albufeira, com seis praias, Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo com quatro e Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto (Santa Maria, Açores) com três são os concelhos com mais praias com zero poluição.
Só três das 54 praias são nortenhas. A praia Forte do Cão, em Caminha, a das Pedras Brancas em Matosinhos, e a de Afife (Viana do Castelo) são as únicas praias do Norte que não estão contaminadas.
Interior só tem uma zona balnear “a zero”
No Interior do país, não há — além da praia de Santa Clara, em Odemira — qualquer praia sem contaminação, uma vez que, segundo a Zero, “é extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de três anos” nestas zonas balneares.
“Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, conclui.
A Associação lembra, ainda, que grande parte das praias com Bandeira Azul não faz parte da lista das praias zero, uma vez que estas bandeiras apenas classificam a água como “excelente” e não excluem a possibilidade de alguma poluição residual.
Portugal conta este ano com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que em 2022.
Na atribuição desta bandeira, só o Norte — a par dos Açores — tem apresentado melhorias, com mais cinco praias e locais galardoados.
Através do comunicado, a Zero deixou ainda alguns alertas com vista a nova época balnear, avisando que só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares com vigilância e que não devem ser deixados resíduos na praia. “Evitar o pisoteio de dunas ou outras áreas sensíveis”, preservando a paisagem e ecossistemas das zonas balneares, é também relevante para a organização.
A partir da próxima quinta-feira, dia 1 de junho, vão abrir 205 zonas balneares em Portugal.
Confira abaixo a lista completa de praias com zero poluição para a época balnear que se aproxima:
Continente
- Albufeira: Evaristo, Falésia Alfamar, Manuel Lourenço, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha-Nascente, Rocha e Rocha Baixinha-Poente.
- Alcobaça: Água de Madeiros, Légua e Pedra do Ouro.
- Aljezur: Amoreira-Mar, Bordeira e Vale Figueira.
- Caldas da Rainha: Praia do Mar.
- Caminha: Forte do Cão.
- Faro: Barreta, Culatra-Mar e Ilha do Farol-Mar.
- Mafra: Coxos e S. Lourenço.
- Matosinhos: Pedras Brancas.
- Nazaré: Salgado.
- Odemira: Almograve, Alteirinhos e Santa Clara.
- Sesimbra: Bicas, Lagoas de Albufeira-Mar e Moinho de Baixo-Meco.
- Sintra: Grande e S. Julião.
- Tavira: Barril, Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita.
- Torres Vedras: Formosa.
- Viana do Castelo: Afife.
- Vila do Bispo: Burgau, Castelejo, Cordoama e Salema.
- Vila Real de Santo António: Fábrica-Mar.
Açores
- Madalena: Cais Mourato.
- Praia da Vitória: Prainha (Praia da Vitória).
- Santa Cruz das Flores: Santa Cruz das Flores.
- São Roque do Pico: Poças de São Roque.
- Velas: Preguiça-Velas.
- Vila do Porto: Formosa, Maia e São Lourenço.
Madeira
- Porto Moniz: Laje.
- Porto Santo: Porto Santo-Cabeço da Ponta, Porto Santo-Lagoa, Porto Santo-Ribeiro Cochino e Porto Santo-Ribeiro Salgado.