Quer comprar casa? Vá ao TikTok

Não foi criada propriamente para isso, mas esta aplicação passou a ser um local de compra e venda no mercado imobiliário.

Setembro de 2016: o TikTok aparecia pela primeira vez “em público”. Ou Douyin, no contexto chinês.

A ideia era simples e curta: partilhas de vídeos curtos através desta aplicação.

Mas, mais de seis anos depois, o TikTok transformou-se numa agência imobiliária, num espaço de compra e venda de imóveis, para muita gente.

A revista Vice escreve que muitos jovens estão a procurar casa na aplicação chinesa.

Há um visível crash no mercado imobiliário global mas, no TikTok, as publicações sobre vendas de casas têm crescido: mais de 3.6 milhões de visualizações de partilhas relacionadas com a hashtag #property (propriedade). E esse número continua a aumentar.

Não só são particulares a procurar o TikTok para vender casa. As próprias agências imobiliárias estão, casa vez mais, a publicar pequenos vídeos de visitas virtuais.

E isso deu jeito para Noah Berghammer. O jovem de 23 anos foi despejado da casa que ocupada em Nova Iorque e só tinha quatro dias para encontrar um novo espaço. Solução? TikTok. Foi lá que um fotógrafo viu a sua publicação, em tom de desespero, e salvou Noah, disponibilizando a sua casa.

Tanya Baker, corretora de imóveis, disse que publicar no TikTok está a ajudar as empresas. No mínimo, no número de visualizações: em duas semanas 1.1 milhões de visualizações na aplicação, 4.5 mil noutros sites. E os imóveis vendem-se mais rapidamente.

Filmados com orientação vertical, nativos para o TikTok, são vídeos com velocidade de reprodução acelerada (para se ver o mesmo em menos tempo – embora com menos tempo para detalhes).

São vídeos, como seria previsível, orientados para jovens. E são vídeos com milhões de visualizações.

Muitos espreitam. Só. Sonham. Não têm propriamente intenção de comprar casa – nem dinheiro para isso.

Mas o TikTok já mudou o sector imobiliário para sempre, avisa Tanya Baker: “É uma plataforma para fazermos o nosso trabalho com criatividade. Mistura as fronteiras entre formalidade e amizade. Torna-te mais relacionável e mais humano”.

Obviamente, fica um alerta habitual: não se deve acreditar em tudo que está publicado no TikTok. Alguns anúncios são falsos. Nem se deve pagar antes de falar com mediadores oficiais (quando há).

Por outro lado, como já se percebeu no caso de Noah Berghammer, esta nova tendência também ajuda muito quem procura casa. Sobretudo no caso dos arrendamentos: a solução aparece mais rapidamente. Muito mais rapidamente, em diversos casos.

ZAP //

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