Os burlões estão ainda a violar a correspondência e a mudar a entidade na referência de multibanco da fatura da eletricidade da EDP.
Há uma nova fraude que usa o nome da EDP Comercial para enganar clientes, levando-os a efetuar supostos pagamentos em falta. Os burlões enviam mensagens para os telemóveis das vítimas com uma referência multibanco. O aumento deste tipo de fraude foi confirmado pela própria empresa ao Correio da Manhã.
Na mensagem lê-se que o pagamento está em falta porque a “taxa de regularização” não foi debitada na fatura habitual. O esquema consegue “mascarar o nome de quem envia aquele SMS para, alegadamente, parecer da EDP”, explica fonte da empresa.
“A maioria destas referências pertencem a uma entidade que disponibiliza um serviço de criação de referências multibanco para qualquer pessoa ou empresa”, acrescenta a mesma fonte, citada pelo jornal.
Só no primeiro trimestre deste ano verificaram-se 160 casos por mês comunicados à elétrica e mais de 200 reclamações no Portal da Queixa. Segundo o Correio da Manhã, isto constitui um aumento de cerca de 20% face a dezembro do ano passado.
Os criminosos também estão a violar a correspondência do cliente e a substituir a entidade na referência de multibanco nas faturas em papel. Isto faz com que os clientes enviem a quantia da fatura da eletricidade ao burlão.
O pagamento por débito direto é uma solução para evitar este problema. Ainda assim, a EDP tem alertado os clientes para a fraude e avisado para que apresentem queixa na polícia.
já se fala nisto è muito… só não percebo a demora em o Banco de Portugal ou quem de direito interditar essas referencias bancárias ou mesmo quem as cria quando não faz a verificação da idoneidade desses criadores…
!.º deixa-se roubar, depois avisa as pessoas e quem sabe um dia atua-se o mais proximo possivel na raiz do problema que será interditar qualquer movimento com as entidades referenciadas…
As referências usadas nestas burlas estão normalmente associadas ao serviço carregamento de contas PayPal. Ou seja, o aldrabão envia um SMS com a referência de carregamento da sua conta PayPal e espera que alguém acredite e faça o pagamento.
Não deve ser difícil as autoridades pedirem ao PayPal que identifique quem está associado a cada referência.
Uma forma de “forçar” os clientes a aderir ao “débito directo”…