No dia 11 de abril de 1970, a NASA lançou a missão Apollo 13, na que seria a 3ª missão tripulada à Lua. Mas, dois dias após o lançamento, a nave enfrentou uma situação de emergência que colocou em risco as vidas da tripulação e toda a missão.
Depois das missões Apollo 11 e Apollo 12, em 1969, James Lovell, Jack Swigert e Fred Haise partiram para a Lua, na terceira missão tripulada ao nosso satélite.
Nunca chegaram a pisar solo lunar, mas conseguiram ultrapassar os problemas técnicos que a nave enfrentou, e regressar à Terra.
Durante a viagem, ocorreu uma explosão no módulo de serviço, danificando severamente os sistemas de suporte de vida e de comunicação da nave.
É nesse momento que Jack Swigert terá dito para o centro de controlo de missão da NASA a frase “Houston, we have a problem” — uma citação célebre, mas ligeiramente errada. A verdadeira frase é na realidade “Okay, Houston, we’ve had a problem here”.
Com pouca energia e oxigénio disponíveis, a tripulação teve que desligar a maior parte dos sistemas não-essenciais e refugiar-se no módulo lunar Aquarius, que deveria ser usado apenas na descida à Lua.
A partir desse momento, a missão passou a ser um desafio para os engenheiros da NASA e a tripulação da nave Apollo, que precisava de encontrar uma forma de sobreviver até que fosse possível retornar à Terra.
Enquanto os astronautas tentavam controlar a nave e poupar recursos, a equipa no Centro Espacial trabalhava dia e noite para encontrar soluções e traçar um plano de resgate.
Entre as principais preocupações estavam a manutenção dos níveis de oxigénio e a temperatura da nave, bem como a trajetória da Apollo 13, que precisava de ser corrigida manualmente para que pudesse entrar na atmosfera terrestre à velocidade correta — e evitar um desastre fatal.
Com a ajuda dos astronautas, que improvisaram soluções como o uso de sacos plásticos para evitar que o dióxido de carbono se acumulasse na nave, a equipa em terra conseguiu elaborar um plano que permitiria o retorno dos astronautas em segurança.
O plano envolvia a utilização do módulo lunar como “barco salva-vidas” e o uso da força gravitacional da Lua para acelerar a nave em direção à Terra.
Após quatro dias de tensão e incerteza, a Apollo 13 finalmente regressou à Terra, no dia 17 de abril de 1970.
Os astronautas foram recebidos como heróis e o episódio tornou-se um exemplo de resiliência e trabalho em equipa em momentos de crise, na que foi considerada a “finest hour” da agência espacial norte-americana.
A história da aventura da Apollo 13 foi retratada no filme do mesmo nome, realizado por Ron Howard em 1995.
O início do filme mostra a forma como a vulgarização das missões Apollo tinha começado a retirar interesse da população aos lançamentos espaciais e a intensidade com que após o incidente o mundo acompanhou o drama do regresso da tripulação à Terra.
O filme documenta também de forma exemplar os passos e decisões que engenheiros e astronautas tiveram que tomar para salvar a missão — e as suas vidas.
A missão teve impacto significativo na história da exploração espacial, levando a mudanças nos protocolos de segurança e na forma como as missões eram planeadas e executadas.
Hoje, mais de 50 anos após o épico resgate da Apollo 13, a missão continua a ser um exemplo de superação e determinação, além de uma fonte de inspiração para as gerações futuras de astronautas e engenheiros espaciais.
Não serão 53 anos?
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
“Depois das missões Apollo 11 e Apollo 12, em 1969, James Lovell, Jack Swigert e Fred Haise partiram para a Lusa, na terceira missão tripulada ao nosso satélite”
Partiram para a Lusa ou Lua?
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Bom dia
Pelo que me lembro do filme, que muito me marcou, o ator disse, salvo engano: “Houston, we have a situation!”
Na época, eu estudava Inglês e me chamou a atenção justamente o uso da palavra “situation” e não “problem”.
Obrigado por sua atenção.
Caro leitor,
Obrigado pelo seu contributo.
O teor exato da frase realmente proferida é controverso, e não é certo que o filme a tenha citado corretamente.
Segundo uma nota publicada no site da NASA, Jack Swigert começa por dizer “”Okay, Houston … we’ve had a problem here.” Depois de o Centro de Controlo ter pedido aos astronautas que repetissem a mensagem, o comandante da missão, Jim Lovell, terá dito: “Ah, Houston, we’ve had a problem.”
Isto está tudo errado. Quem pronunciou a frase foi o Roger Schmidt depois de perder com o FCPorto e com o Inter e terá dito:
Lampiões…we have a problem.
É por isto que venho aqui aos comentários..nunca desiludem !
LOL… A nave da luz vai em queda livre!