A venda de carros eléctricos da Tesla disparou mais de 870% em Portugal, nos dois primeiros meses de 2023. Um aumento significativo e que ultrapassa a média de vendas na União Europeia que foi de 105%.
A Tesla conseguiu “mais do que duplicar” as vendas de carros eléctricos na União Europeia (UE) nos dois primeiros meses deste ano, de acordo com dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) citados pelo Jornal de Negócios.
No final de Fevereiro, a marca de eléctricos registou 27.914 unidades matriculadas nos 27 Estados-membro da UE. Só em Portugal, foram vendidos 1.107 carros da Tesla — ou seja, 4% das vendas são geradas pelos 2% de população da UE que vive em Portugal.
As vendas dispararem 878,8% no mercado nacional, contando Janeiro e Fevereiro deste ano, como nota o Negócios. Na UE, as vendas da Tesla aumentaram apenas 105%.
A quota de mercado da Tesla em Portugal, quanto aos carros ligeiros de passageiros, chega, agora, aos 3,6%, “o dobro do registado na UE”, vinca ainda o Negócios. Há cerca de um ano, tinha apenas 0,53% do mercado.
Nos dois primeiros meses do ano, houve um aumento de 32% nas matrículas de automóveis completamente eléctricos na UE, com um total de 169.255 unidades, de acordo com os números citados pelo Negócios. “Portugal destaca-se com um aumento de 139,3%, para 4.850 veículos”, sublinha o jornal.
Só Letónia (mais 163,5%), Bulgária (mais 165,9%), Grécia (mais 194,3%) e Chipre (mais 660%) ultrapassam este aumento, mas estes países têm mercados de menor dimensão, com menos matrículas registadas.
Na UE, os carros eléctricos “representam 12,1% das matrículas de ligeiros de passageiros”. Em Portugal, até ao final de Fevereiro, esse valor chegava aos 15,8%.
“Portugueses compram um em cada quatro Teslas vendidos na UE.” e “No final de Fevereiro, a marca de eléctricos registou 27.914 unidades matriculadas nos 27 Estados-membro da UE. Só em Portugal, foram vendidos 1.107 carros da Tesla.”
Para quem tem dificuldades com matemática, isto corresponde a um em cada vinte e cinco Teslas… não um em cada quatro…
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
E queixam-se que não há dinheiro, imagino se houvesse
Os compradores dos Tesla queixaram-se?
Quando?
Parolos é assim…
Pois és…