Salvar tecnológicas é “1000000x vezes mais importante do que defender a Ucrânia”, diz CEO

4

Ronald Wittek / EPA

Um CEO de uma startup norte-americana diz que salvar as empresas tecnológicas é “1000000x mais importante do que defender a Ucrânia”.

No passado fim de semana, órgãos reguladores dos Estados Unidos fecharam o Silicon Valley Bank (SVB) e assumiram o controlo dos depósitos de clientes na maior falência de um banco no país desde 2008, quando o Washington Mutual colapsou.

O SVB, importante credor para a área de tecnologia e de inovação em saúde, teve dificuldades em obter dinheiro para cobrir a perda com a venda de ativos afetados pela subida da taxa de juros. Os problemas levaram a uma onda de levantamentos de depósitos por clientes.

Esta situação levou muitos investidores a implorarem por um resgate para os clientes que tinham depósitos no banco. O Governo atendeu aos pedidos e apoiou os depositantes ao colocar o Silicon Valley Bank e o Signature Bank sob controlo do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC).

Através de uma publicação no LinkedIn, Sahil Mansuri, CEO da Bravado, uma empresa de software de vendas, disse que resgatar a indústria de tecnologia é mais importante do que ajudar a Ucrânia a defender-se da Rússia.

Mansuri disse também que era mais importante do que banir o TikTok. A Casa Branca tem enfrentado uma pressão crescente para que o Congresso proíba amplamente o uso da rede social no país.

“Quem não entende como a crise do SVB é 1000000 vezes mais importante do que defender a Ucrânia ou banir o TikTok… não tem ideia de como funciona a economia dos EUA”, disse o CEO. “Se empresas (como a minha) podem falir porque colocamos o nosso dinheiro no banco ‘errado’, todo o sistema financeiro entra em colapso… isso não é uma hipérbole”.

“Não estou a minimizar a importância dos crimes de guerra que a Rússia cometeu na Ucrânia”, escreveu Mansuri nos comentários. “Estou a dizer que qualquer um que seja americano e pense que não devemos permitir que tal coisa aconteça… mas quer levar à falência milhares de startups de tecnologia americanas…”.

Esta semana, o governador da Flórida e provável candidato às presidenciais norte-americanas, Ron DeSantis, disse que prestar apoio adicional à Ucrânia não é do “interesse nacional vital” dos EUA.

DeSantis descreveu a guerra como uma “disputa territorial” e sugere que poderia cortar o apoio norte-americano.

Daniel Costa, ZAP //

4 Comments

  1. A guerra/ defesa na Ucrânia é o pior colapso da história da humanidade moderna .
    É inadmissível no século 21
    Todos os chefes / presidentes do
    Mundo deviam ter um chip na cabeça que quando fizessem o que a humanidade condena uma comissão com no mínimo 50 pessoas de vários países condenaria esse chefe/presidente há morte instantânea . Só assim poderemos construir uma paz duradoura no mundo actual e futuro .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.