Microsoft anuncia disponibilidade geral do serviço Azure OpenAI. Mais empresas ficam com acesso à mais recente Inteligência Artificial.
Caso ainda não tenha reparado, a Inteligência Artificial está a mudar muita coisa. Pode ser arriscado dizer que está a mudar o mundo… mas é quase isso.
A Inteligência Artificial está a moldar o futuro – esta frase não será tão arriscada.
E, a partir desta terça-feira, mais empresas têm acesso aos modelos de Inteligência Artificial mais avançados do mundo.
A Microsoft anunciou “disponibilidade geral” do serviço Azure OpenAI, que promete ainda mais “benefícios corporativos”.
Ou seja, os serviços de Inteligência Artificial da OpenAI passam a estar integrados no Azure.
Agora, estando disponível ao público em geral, mais empresas podem utilizar o modelo de linguagem GPT-3.5, modelos de código Codex e o sistema de criação de imagens DALL•E 2.
O ChatGPT, que tem preenchido diversas notícias e tem sido alvo de inúmeras experiências ao longo das últimas semanas, vai ser integrado no Azure “em breve”.
A empresa lembra que empresas, e público em geral, estão a ver nos modelos massivos de linguagem uma ferramenta essencial.
O serviço Azure OpenAI foi criado há pouco mais de um ano e permite que as empresas aproveitem o poder de modelos de Inteligência Artificial generativa em larga escala.
Serve para organizações de diversos campos da sociedade melhorarem as experiências dos utilizadores finais e simplificar a sua eficiência operacional: criação de conteúdo, resumo de tickets de apoio a clientes, personalização e obtenção de estatísticas… O ser humano passa a ter mais tempo para outras tarefas.
O OpenAI potencia produtos da própria Microsoft: o co-programador de Inteligência Artificial chamado GitHub Copilot, o Power BI que gera fórmulas e expressões DAX e ainda o recente Microsoft Designer, que ajuda a criar conteúdo gráfico de qualidade através de linguagem natural.
Nunca esquecendo a segurança, a confiabilidade, a conformidade, a privacidade de dados e a utilização responsável. Aliás, a Microsoft sublinha: qualquer inovação em Inteligência Artificial deve ser feita de forma responsável.
Recorde-se que, em 2019, a Microsoft investiu mil milhões de dólares na empresa OpenAI.