Uma das mais emblemáticas e majestosas casas de Pompeia, a chamada Casa dos Vécios, foi restaurada e reaberta ao público.
A erupção do Vesúvio ocorreu em 79 d.C. e foi uma das mais destrutivas da história. Destruiu as cidades romanas de Pompeia, Herculano e Stabia, matando cerca de 16 mil pessoas. A erupção foi tão poderosa que as cidades foram completamente subterradas sob cinzas, preservando-as até aos dias de hoje.
Em Pompeia descansa agora a chamada Casa dos Vécios, uma das mais célebres e luxuosas residências da antiga cidade romana. A domus ficou preservada desde a erupção do Vesúvio, embora em condições compreensivelmente lastimáveis.
A escavação cuidadosa da casa, entre setembro de 1894 e janeiro de 1896, ajudou a preservar quase todos os afrescos das suas paredes. A Casa dos Vécios escapou do destino que tiveram as descobertas feitas no século XVIII, que acabaram saqueadas.
Agora, graças a um árduo trabalho de restauração que demorou duas décadas, a emblemática Casa dos Vécios está de volta a todo o seu esplendor.
“Esta é a casa que conta a história da sociedade romana”, disse Gabriel Zuchtriegel, diretor do parque arqueológico de Pompeia, ao jornal britânico The Guardian.
A casa ganha outra importância se tivermos em conta que os seus proprietários eram dois escravos libertados: Aulus Vettius Conviva e Aulus Vettius Restitutus. Os antigos escravos ficaram ricos ao comercializar vinho depois de serem libertados.
“Eles evidentemente tentaram mostrar o seu novo estatuto também através da cultura e das pinturas mitológicas gregas”, disse Zuchtriegel à Associated Press. “Trata-se de dizer: ‘Conseguimos e, portanto, fazemos parte desta elite'”.
A casa tinha vários afrescos, alguns dos quais eróticos. Um deles retrata Priapo, o deus da fertilidade e da abundância, nu. Outro retrata Hércules em criança a esmagar duas cobras. Acredita-se que esta possa ser uma alegoria à capacidade de os dois ex-escravos superarem desafios.
Apesar de se ter levanto a hipótese de os dois homens terem sido irmãos, Zuchtriegel duvida. O perito acredita que eles simplesmente foram escravizados pelo mesmo mestre e que, desde então, criaram uma ligação.
“afrescos”? O ZAP não é um domínio .pt??? Ou vão mudar para .br?
Caro leitor,
O termo “afresco” está correto, sendo “fresco” um sinónimo que também pode ser usado.
1. Género de pintura sobre parede argamassada pouco antes.
2. Cena pintada com essa técnica.
Sinónimo Geral: FRESCO
“afresco“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.