Twitter. ‘Hackers’ partilharam credenciais de 200 milhões de pessoas

Um grupo de ‘hackers’ roubaram os endereços de e-mail de 200 milhões de utilizadores do Twitter e publicaram-nos num fórum online, alertou na quarta-feira um investigador da área da segurança.

A violação “vai infelizmente levar a mais episódios de pirataria informática, ‘phishing’ direcionado e ‘doxxing’ [revelação de dados pessoais, como moradas]”, escreveu Alon Gal, cofundador da empresa de monitorização de cibersegurança israelita Hudson Rock no LinkedIn, numa publicação de dezembro, citado pela agência Reuters.

De acordo com o especialista, esta é uma das “maiores fugas de informação” que já viu. Não se sabe a rede social já fez para investigou a situação.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente se os dados no fórum eram autênticos e provinham do Twitter. As imagens do fórum de hackers, onde a informação foi publicada na quarta-feira, circulam online.

Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned, que verifica e-mails e números de telefone divulgados neste tipo de fugas de informação, viu os dados e escreveu no Twitter que pareciam “praticamente o mesmo que foi descrito”.

Não se sabe a identidade nem a localização dos piratas informáticos. Acredita-se que os dados possam ter sido roubados em 2021. Os números ainda não são conhecidos, mas os primeiros relatos, em dezembro, davam conta de 400 milhões endereços de e-mail e contactos telefónicos roubados.

A Comissão de Proteção de Dados na Irlanda, onde o Twitter tem a sua sede europeia, e a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos têm vindo a monitorizar a empresa no que toca ao cumprimento das regras europeias de proteção de dados e autorizações de consentimento nos EUA, respetivamente.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.