O simples cheiro do chocolate pode ajudá-lo a perder peso

Estudos mostram que pessoas que estavam a fazer dieta sentiram menor necessidade de comer alimentos não saudáveis depois de simplesmente sentirem o cheiro de chocolate.

Imagine um mundo em que simplesmente sentir o cheio de chocolate pode ajudá-lo a manter-se fiel à sua dieta. Para uns pode ser um sofrimento estar a comer uma salada enquanto sente o aroma de chocolate, mas, para outro, pode ser um mal necessário.

Afinal de contas, seguir uma dieta para perder peso não é pera doce e nem todos conseguimos levá-la até ao fim.

Uma equipa internacional de cientistas levou a cabo cinco diferentes estudos, envolvendo centenas de estudantes universitários, para perceber se o cheiro poderia ter impacto na tentação.

Num dos estudos, foi pedido aos participantes que usassem t-shirts perfumadas com óleo de essência de chocolate e vissem um vídeo sobre natureza. Depois, foi-lhes pedido que imaginassem uma tigela de gelado de chocolate a ser servido e indicar quanto gostariam de comer.

Aqueles que foram expostos ao cheiro de chocolate por mais tempo – por cinco minutos em comparação com um minuto ou nenhum – disseram que queriam comer menos gelado, escreve o Daily Mail.

Noutro estudo, os participantes assistiram a um vídeo sobre natureza antes de lhes serem mostradas imagens de batatas fritas, salada de fruta, gelado de chocolate ou uma barra de granola com pepitas de chocolate.

Depois, os voluntários foram expostos a um aroma de chocolate e foi-lhes pedido que voltassem a avaliar o quanto gostariam de comer cada alimento numa escala de 0 a 100. Aqueles expostos ao cheiro de chocolate eram menos propensos a querer comer gelado de chocolate ou batatas fritas – os alimentos menos saudáveis.

Quanto às pessoas que estavam em dieta, os resultados mostraram que tiveram um melhor autocontrolo depois de cheirar o chocolate.

“As nossas descobertas sugerem que pessoas que fazem dieta podem acabar a comer menos quando são expostas a um cheiro indulgente por um longo período de tempo”, diz o autor principal do artigo, Ernest Baskin.

“Por outras palavras, cheirar cinnamon rolls pode contra-intuitivamente fazer com que as pessoas que estejam a fazer dieta comprem menos cinnamon rolls, acrescentou Baskin.

Quando as pessoas em dieta cheiram algo indulgente, como chocolate, isso lembra-os inconscientemente desse objetivo e, portanto, “é provável que consumam ou comprem menos”, sugere o autor.

Daniel Costa, ZAP //

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