O Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho, criou um sistema de prova virtual de roupa, que permite ao utilizador ver-se ai “espelho”, com diferentes peças da loja.
O projecto, intitulado “Smart fitting room”, foi apresentado ao meio empresarial no CITEVE, em Famalicão, no âmbito do novo espaço “Loja do Futuro”.
Esta cabine de prova virtual permite ao utilizador ver-se ao “espelho” com diversas peças da loja.
Assente em tecnologias de visão por computador, computação gráfica e interacção homem-máquina, qualquer pessoa pode interagir com este “espelho mágico”, recorrendo apenas a gestos com os braços.
Entre outras funcionalidades, a cabine inclui um assistente virtual, navegação por catálogo, ligação às redes sociais e a integração com o software de gestão da empresa.
O projecto “Loja do Futuro” disponibiliza de forma integrada os conceitos, experiências e tecnologias que enriquecem a experiência de compra, sem perder de vista o impacto económico.
“O objectivo é, através de conceitos e tecnologias inovadoras, transportar para o ambiente de loja o contexto pessoal, de forma interactiva e intuitiva, tornando o ato de compra numa experiência diferenciadora”, refere Nelson Alves, do CCG da U.Minho.
A que acresce, claro, a grande ajuda que será para a percentagem não negligenciável de consumidores que se recusa a vestir as peças de roupa em exposição nas lojas.