Quem quer voltar ao escritório… é porque quer trabalhar

Há muitas pessoas que recusam trabalhar sempre em casa. A questão é a concentração – quando há condições para isso, na empresa.

Certamente a leitora e o leitor do ZAP conhece um ou vários casos destes: pessoas que não querem teletrabalho.

O coronavírus fechou milhões de portugueses em casa, a partir de Março de 2020. E bastou esperar poucas semanas, ou mesmo poucos dias, para nos cruzarmos com alguém que disse: “Estou farta de trabalhar em casa, quero ir para a empresa”.

O regime teletrabalho veio para ficar em milhões de casos (Portugal e não só) mas há pessoas que não querem essa rotina. Nem aceitam modelo híbrido – de trabalhar alguns dias em casa, outros na sede da empresa.

Querem sempre trabalhar no escritório, na empresa. E um inquérito nos Estados Unidos da América descobriu porquê.

O estudo chama-se 2022 U.S. Workplace Survey, ou seja, sondagem sobre o local de trabalho em 2022, e foi concretizado pelo Instituto de Pesquisa Gensler.

Os dados foram recolhidos, online e de forma anónima, junto de mais de 2 mil pessoas, trabalhadores nos EUA, durante o último Verão.

E a conclusão mais importante é simples: as pessoas que querem voltar a trabalhar no escritório tomam essa opção porque…querem trabalhar.

Mais concretamente: querem concentrar-se mais nas suas tarefas, durante o horário laboral.

Duas das áreas mais preocupantes são arquitectura e design. São consideradas duas das profissões em que a concentração é mais importante.

Há uma curiosidade nesta conclusão: as pessoas querem estar na empresa, agora, para se concentrarem; mas há dois anos queriam estar na empresa para estarem com outras pessoas.

O cenário mudou porque, agora, o trabalho em equipa deixou de ser a prioridade para quem está no escritório. Até as reuniões estão à frente na lista de prioridades.

No entanto, outro fenómeno decorre em simultâneo: os escritórios nos EUA atingiram o nível mais baixo, nos últimos 15 anos, em relação à sua eficácia para permitir o trabalho focado.

Os trabalhadores que contam que querem voltar a estar sempre na empresa são os mesmos que dizem que a empresa não tem as melhores condições para trabalharem mais, para aumentar a concentração.

Os inquiridos relatam que continuam a ser interrompidos frequentemente, há distracções constantes no ambiente de trabalho no escritório.

E, de acordo com o estudo, 69% do trabalho realizado de forma individual requer concentração profunda.

As propostas passam por criar mais espaços semi-fechados, para um maior nível de concentração, para um trabalho mais silencioso; ou salas com outro ambiente mais privado, onde as pessoas possam fugir do barulho e das interrupções.

Este estudo demonstrou que a característica mais valorizada pelos trabalhadores numa empresa é uma “zona silenciosa/livre de tecnologia”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.