//

Mais de 450 kg de lixo retirados do fundo do mar nos Açores

3

Vimeo / Red Sea Research

-

Cerca de uma centena de voluntários retiraram hoje do fundo do mar, no interior do porto da Horta, nos Açores, mais de 450 quilogramas de lixo, numa área de apenas 200 metros quadrados.

A iniciativa, denominada “Limpa (a) fundo”, foi organizada pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA) e pela Associação de Produtores de Espécies Demersais (APEDA), e contou com a participação de duas dezenas de entidades públicas e privadas, que todos os anos tentam manter o mar limpo.

“Felizmente, desta vez, tivemos menos lixo”, disse à agência Lusa Carla Dâmaso, uma das organizadoras da campanha, que decorreu numa área “mais restrita” do porto, em frente ao Clube Naval da Horta, onde estão atracadas dezenas de embarcações de recreio.

Segundo explicou a representante do OMA, a limpeza “rendeu”, ainda assim, cerca de 50 quilogramas de pneus, 60 quilogramas de vidro, 70 quilogramas de plástico e 275 quilogramas de lixo diferenciado (cabos, tecidos ou sapatos).

carladamaso / Facebook

A bióloga marinha Carla Dâmaso, da Universidade dos Açores, investigadora do Observatório do Mar dos Açores

A bióloga marinha Carla Dâmaso, da Universidade dos Açores, investigadora do Observatório do Mar dos Açores

“A campanha, este ano, decorreu numa zona mais restrita do porto da Horta, por isso é natural que tenhamos tirado menos lixo “, sublinhou Carla Dâmaso.

A iniciativa estava inicialmente marcada para o dia 15 de novembro, integrada nas comemorações do Dia Nacional do Mar, mas as más condições meteorológicas registadas naquela data levaram a organização a adiar a campanha para hoje.

Colaboraram nesta ação de limpeza, além do OMA e da APEDA, o Clube Naval, a Capitania do Porto da Horta, a Portos dos Açores, a Marina da Horta, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, a Lotaçor, a Câmara Municipal da Horta, o Governo dos Açores, a Cruz Vermelha e várias empresas ligadas às atividades náuticas.

/Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.