Black Friday: quanto vai gastar cada português? E, afinal, tecnologia não é a prioridade

Mais de dois terços dos consumidores em Portugal dizem que vão aproveitar os descontos habituais desta época.

Está aí a Black Friday. A sexta-feira negra que é bem colorida para muitos consumidores.

Com origem estimada nos Estados Unidos da América, o dia seguinte à Acção de Graças (feriado nos EUA) é marcado por descontos extraordinários em diversos produtos e contextos. Quase todas as marcas aderem.

Na verdade, já decorrem campanhas Black Friday há algum tempo, em Portugal – mas o dia mesmo é só na sexta-feira da próxima semana, 25 de Novembro.

Em 2022 mais de dois terços dos portugueses dizem que vão aproveitar os descontos desta fase.

Os números estão no estudo da Escolha do Consumidor, divulgado nesta quinta-feira.

69% dos consumidores vão às compras na próxima semana (55% dessa amostra já o fizeram em 2021).

Sem surpresas, a grande maioria (76%) vai aproveitar estes descontos para realizar compras de prendas de Natal.

Uma percentagem igualmente alta, 72%, admite que espera por esta fase do ano para comprar determinados produtos.

A maioria (70%) já sabe o que vai comprar quando chega à loja (ou ao site). Apenas 30% compram algo espontaneamente.

Os artigos de roupa/moda ganham nas preferências dos consumidores, com 25%. Seguem-se os artigos de tecnologia (19%) e electrodomésticos (12%).

Em relação aos valores, praticamente metade (47%) dos inquiridos pensa em gastar entre 100 a 300 euros; 39% gastará até 100 euros.

Os valores mais elevados ficam para uma minoria: 9% deverá gastar entre 300 e 500 euros e somente 5% prevê pagar mais de 500 euros na Black Friday.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

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