Levanta pesos no ginásio? Comece a pensar em simplesmente “baixá-los”

Menos tempo no ginásio, com os mesmos resultados. Novo estudo mostra como “baixar” os pesos é tudo o que precisa de fazer.

Levantar pesos no ginásio é coisa do passado, segundo investigadores da Edith Cowan University, na Austrália. Num novo estudo, os cientistas demonstram os benefícios de uma nova técnica de musculação.

“Boas notícias para aqueles que têm dificuldades em arranjar tempo para um treino durante o dia: pode reduzir a sua rotina de pesos para metade e ainda ver os mesmos resultados”, lê-se no comunicado divulgado pela universidade australiana.

Em vez de erguer os pesos, os autores do estudo sugerem que o ênfase deve estar em simplesmente baixá-los. Desta forma, as pessoas aparentemente conseguirão alcançar os mesmos resultados.

A descoberta sugere, de acordo com o Futurism, que a contração muscular excêntrica ou alongada, de poucas repetições, em oposição à contração muscular concêntrica ou isométrica — levantar um peso e segurar um peso, respetivamente — é a melhor maneira de aumentar a força e o tamanho muscular.

“Já sabemos que apenas uma contração muscular excêntrica por dia pode aumentar a força muscular se for realizada cinco vezes por semana — mesmo que seja apenas três segundos por dia — mas a contração muscular concêntrica (levantar um peso) ou isométrica (segurar um peso) não fornecem tal efeito”, disse o coautor Ken Nosaka.

Este estudo “mostra que podemos ser muito mais eficientes no tempo que passamos a fazer exercício e ainda ver resultados significativos ao concentrarmo-nos nas contrações musculares excêntricas”, explicam Nosaka, em comunicado.

“No caso do bicep curl com halteres, muitas pessoas podem acreditar que a ação de levantamento oferece o maior benefício, ou pelo menos algum benefício, mas descobrimos que as contrações musculares concêntricas contribuíram pouco para os efeitos do treino”, lê-se ainda na nota divulgada.

Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista científica European Journal of Applied Physiology.

Como aplicar a técnica

Usando um haltere, use as duas mãos para ajudar na fase concêntrica (levantar o peso), antes de usar um braço para a fase excêntrica (baixar o peso), ao fazer:

  • Bicep curls
  • Overhead extension
  • Front raise
  • Shoulder press

Ao usar máquinas para pernas, Nosaka recomenda usar a mesma técnica concêntrica/excêntrica ao realizar:

  • Knee extensions
  • Leg curls
  • Calf raises

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.