O potencial dos carros a hidrogénio pode estar longe de ser realizado, mas a NamX tem uma ideia para os tornar mais utilizáveis.
A ideia são cápsulas de hidrogénio amovíveis que podem aumentar a autonomia, como demonstrou no seu conceito para um SUV de combustível de hidrogénio.
A proposta está em exposição no Salão Automóvel de Paris, em forma de coupé de quatro portas estilizado pela Pininfarina, com sistemas duplos de armazenamento de hidrogénio para maximizar a autonomia, segundo a The Drive.
Tem um tanque interno fixo que demora menos de quatro minutos a encher, mais docas para até seis recipientes de hidrogénio recarregáveis para combustível extra, que a NamX estima que irá aumentar a autonomia e atingir os 800 quilómetros.
A empresa explica que as suas garrafas de hidrogénio seriam recarregáveis em estações de hidrogénio, disponíveis pré-cheias através de locais de venda a retalho ou entregues nas casas dos proprietários através de serviços de subscrição.
Estaria tudo em serviço de um SUV com um modelo de base com tração traseira, 300 cavalos de potência, e um desempenho de tração integral com 550 cv, de acordo com a Carscoops. Teria um tempo de zero a 96 km/h em apenas 4,3 segundos, e uma velocidade máxima de 249 km/h.
No entanto, a NamX não é clara relativamente a quanta autonomia do SUV seria proveniente do tanque de bordo e das garrafas amovíveis.
Os carros a hidrogénio existentes, como o Toyota Mirai, já podem percorrer mais de 644 quilómetros com seus tanques internos, e esta configuração de múltiplas cápsulas pode aumentar o custo de um veículo de produção.
Thomas DE LUSSAC – Designer Director & Cofounder at NamX talks about the design of the car.
Pre-order the NamXclusive GTH version now via the website (https://t.co/s14OJ5cQym) pic.twitter.com/ABKl3QfqS5
— NamX (@Namx_hydrogen) October 19, 2022