Forças Armadas alemãs teriam uma “espécie de Gestapo” para evitar qualquer perturbação nas ruas. Russos difundiram notícia falsa.
As redes sociais e “órgãos de propaganda” da Rússia difundiram a informação falsa de que Alemanha iria destacar, a partir de 01 de outubro, as suas forças armadas para evitar perturbações nas ruas, noticiou a Euronews.
A notícia falsa, usada pelos “órgãos de propaganda russa” e nas redes sociais, foi publicada, originalmente, por um “site” alemão (https://www.ddbnews.org/), segundo a Euronews.
A publicação do ddbnews, divulgada também na conta do “site” do Twitter, refere que a partir de sábado, 01 de outubro, as Forças Armadas teriam uma “espécie de Gestapo” para evitar qualquer perturbação nas ruas e é ilustrada por uma imagem de soldados numa rua na Alemanha.
Tudo começou, segundo a Euronews, com uma especulação sobre um comunicado das Forças Armadas da Alemanha, que anunciava uma restruturação para 01 de outubro.
A notícia da restruturação, lê-se no “site” do canal europeu, é verdadeira e prevê a criação de um novo organismo responsável pela gestão territorial e das tropas dos aliados da NATO no país, mas nada tem que ver com a possibilidade de colocar patrulhas militares nas ruas.
A lei alemã, que não foi alterada, só prevê a presença de tropas nas ruas em cenários de catástrofe natural ou quando a ordem democrática estiver ameaçada.
// Lusa