O som pode amenizar a dor de uma forma inesperada

Um novo estudo trouxe luzes sobre o fenómeno da utilização do som para o alívio da dor.

O novo estudo que fala no fenómeno da utilização do som para o alívio da dor foi publicado na Science este mês.

Utilizando técnicas de imagiologia de ponta, uma equipa internacional de investigadores descobriu o mecanismo neural pelo qual o som reduz a sensibilidade à dor, e surpreendentemente, volumes baixos foram mais eficazes do que aumentar o volume da música.

Em 1960, um dentista chamado Wallace Garder publicou um estudo invulgar que pretendia utilizar o som para o alívio da dor. O dentista relatou a realização de mais de 200 procedimentos de extração de dentes utilizando o som como único agente analgésico.

O seu estudo também citou outros oito dentistas que utilizaram com sucesso o que foi então apelidado de “analgesia de áudio”.

Desde então, o fenómeno tem sido replicado várias vezes por investigadores em todo o mundo, mas pouco se sabe sobre como o cérebro podia realmente estar a produzir estes efeitos analgésicos.

Yuanyuan Liu, co-autor sénior da nova investigação, disse que os estudos anteriores insinuaram mecanismos cerebrais que poderiam estar em jogo, mas este novo trabalho reside, pela primeira vez, no circuito neural real.

“Os estudos de imagem do cérebro humano têm implicado certas áreas do cérebro na analgesia induzida pela música, mas estas são apenas associações”, disse Liu, do Instituto Nacional de Investigação Dentária e Craniofacial. “Nos animais, podemos explorar e manipular mais completamente os circuitos para identificar os substratos neurais envolvidos”.

Em primeiro lugar, os investigadores testaram a ideia comum de que a música clássica agradável poderia ter propriedades analgésicas próprias. Para os ratos foi tocada uma peça de música chamada Réjouissance por Johann Sebastian Bach enquanto eram injetados com uma solução nas suas patas para testar os limiares de dor.

Através de experiências com diferenças, o volume da música foi aumentado em incrementos de 5-db. A primeira surpresa do estudo veio com a descoberta de que o único volume eficaz como analgésico era o mais silencioso — a 50 db, apenas 5 db acima do volume ambiente da sala.

Em vez de música clássica, as mesmas experiências foram conduzidas utilizando ruído branco e uma versão da peça clássica deslocada para soar desagradável. Aqui os investigadores depararam-se com a segunda descoberta inesperada — todos os sons geraram efeitos analgésicos nos animais.

O

“Ficámos realmente surpreendidos que a intensidade do som, e não a categoria ou a sensação de prazer do som fosse importante”, acrescentou Liu.

Por fim, os investigadores procuraram descobrir exatamente quais os circuitos neurais que pareciam estar a gerar estes efeitos analgésicos influenciados pelo som. Utilizando uma série de técnicas sofisticadas para ampliar as vias neurais ativas, os investigadores descobriram uma via direta entre o córtex auditivo e o tálamo.

O som de baixa intensidade pareceu reduzir a atividade neural na extremidade do tálamo desta via, e os testes subsequentes que suprimiram a atividade nesta via utilizando outros métodos que não o som levaram a resultados semelhantes de redução da dor. Curiosamente, isto sugere que a investigação identificou uma via mecanicista através da qual o som reduz diretamente as sensações de dor.

A descoberta talvez valide o estudo de Gardner de há 60 anos atrás, que presentemente coloca a hipótese de que a música embotou diretamente a experiência da dor ao provavelmente perturbar a comunicação entre os sistemas cerebrais auditivos e o tálamo.

“Ao pensarmos numa explicação, notamos que partes dos sistemas auditivo e da dor se juntam em várias regiões da formação reticular e do tálamo inferior”, escreveu Gardner em 1960.

“As interações entre os dois sistemas são largamente inibitórias. Tanto o efeito supressor directo como os efeitos mediados pelo relaxamento, redução da ansiedade, e desvio da atenção, podem ser explicados assumindo que a estimulação acústica diminui o ‘ganho’ dos relés de dor sobre os quais os ramos do sistema auditivo colidem”.

Os investigadores Rohini Kunar e Thomas Kunar, num comentário sobre o novo estudo, indicam que os resultados contradizem de certa forma as hipóteses anteriores que argumentam que a anestesia induzida pelo som em humanos talvez se deva apenas a fatores psicológicos, tais como estar calmo ou distraído pela música.

“Os conceitos anteriores sobre a utilização de música e sons para alívio da dor atribuíram os seus efeitos à analgesia associada à distração e à redução da ansiedade”, observou a dupla de investigadores.

“Embora o som possa contribuir para a distração, o estudo de Zhou et al. revela que a analgesia induzida pelo som é uma entidade mecanicista específica por direito próprio, apoiada pela observação de que a supressão da dor durou vários dias mais do que a aplicação do som”.

Liu assinala que a música é muito mais complexa para os humanos do que os roedores, com elementos tais como nostalgia, memória e harmonia agradável desempenhando possivelmente papéis relevantes em qualquer efeito analgésico.

“Não sabemos se a música humana significa alguma coisa para os roedores, mas tem muitos significados diferentes para os humanos — tem muitos componentes emocionais”, disse Liu.

Seguindo em frente, será crucial explorar primeiro se este circuito neural observado em ratos também toca em humanos. E se for validado, então poderá abrir as portas a toda uma série de novos métodos não farmacológicos para o controlo da dor.

Em entrevista para a Science, o neurobiólogo de Harvard Clifford Woolf disse que os resultados sugerem que os baixos volumes de ruído poderiam ser analgésicos úteis em vez da ideia mais tradicional de usar música clássica calmante.

“Muitos teriam antecipado a necessidade de ouvir Mozart para obter alívio da dor”, disse Clifford. “Mas talvez só precisemos de dar aos doentes um nível minúsculo de ruído de zumbido”.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.