Pedidos de escusa de responsabilidade aumentam entre médicos e enfermeiros

1

O número de médicos e enfermeiros a pedir escusa de responsabilidade está a aumentar no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com o Jornal de Notícias, a situação é mais grave entre os enfermeiros. Ate novembro de 2021 tinham chegado à Ordem dos Enfermeiros 1.300 pedidos. Em fevereiro deste ano, o número subiu para 4.475 e, agora, já passam dos 5 mil.

Entre os médicos, os números apontam igualmente para uma tendência crescente – em 2020 foram 409 pedidos, em 2021 houve 587 e, desde janeiro até ao início deste mês, já são 230 escusas, segundo a Ordem dos Médicos, citada pelo jornal. Em junho, os farmacêuticos hospitalares estrearam a utilização deste instrumento.

Entre os enfermeiros, os pedidos começaram a aumentar com a pandemia de covid-19, quando o SNS enfrentava elevada pressão.

A declaração de escusa de responsabilidade serve para acautelar uma eventual responsabilidade disciplinar, civil ou criminal dos profissionais de saúde se algo acontecer com um dos pacientes, tendo em conta o número de pessoas a seu cargo.

ZAP //

1 Comment

  1. só posso considera esta gente um bando de maus feitores, Estas associações de interesses na TVI/CNN falam 32 dias por mês e 25 horas por dia, é uma televisão privada para a defesa dos seus acionistas Privados e interesses de capitais do sistema, podia comparar o crime de um doutor português formado á biqueirada, com o cartão de militante do partido politico, com o seu guarda sol e o papel da baixa passado pelo senhor doutor colega, apanhando seus banhos de sol, indiferente ao sofrimento e perda de vidas, com o Sr. Doutor na Ucrânia a lutar por salvar vidas dos ataques á bomba do criminoso Putin, quem é o mais criminoso ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.