Alcolock será concretizado na União Europeia, já no próximo mês. Parlamento Europeu quer que não haja mortes em acidentes de viação, em 2050.
Continuam a morrer muitas (demasiadas) pessoas nas estradas. A Europa não é excepção.
O objectivo do Parlamento Europeu é que, em 2050, não se verifique qualquer falecimento por causa de acidentes de viação.
Por isso, já neste ano, todos os novos carros que vão circular na União Europeia têm novidades: assistentes de velocidade inteligente, câmaras traseiras a “controlar” trânsito ou detectores de fadiga e sonolência, por exemplo.
Mas haverá mais novidades e algumas delas podem ser estranhas para muitos condutores.
A Direcção Geral de Trânsito espanhola indicou à rádio Cadena SER que os novos carros europeus vão ter obrigatoriamente novos sistemas de travão de emergência, uma caixa negra e um alerta de cinto nos lugares nos bancos de trás.
A condução sob o efeito de álcool, como seria expectável, é um dos focos do Parlamento Europeu.
Já a partir do próximo mês, Julho, todos os novos carros terão obrigatoriamente um alcoolímetro. Quem vai conduzir tem de “soprar no balão”; o resultado só demorará 25 segundos a ser divulgado na própria viatura. E, caso a taxa de álcool seja superior ao permitido, o carro nem vai arrancar. Terá a designação alcolock – prender por causa do álcool.
O sistema – que só vai aparecer em carros lançados a partir de Julho – vai também deixar indicações sobre o perfil do condutor e apresentar todos os resultados dos testes realizados (máximo de 100 mil), sempre que entra no carro.
E, assegura a entidade espanhola, as tecnologias avançadas (detecção facial, de papilas gustativas…) não vão dar espaço para falsificação de dados.
Sim, álcool a mais é sem dúvida um dos grandes amigos dos acidentes. Mas… e os outros grandes culpados dos acidentes, tais como a falta de civismo, a pressa, as manobras perigosas, isso não há forma de controlar!
Mais um passo rumo à ditadura..
Tudo em bom nome do individuo, claro,
E se o condutor adormecer, a viatura alinha-se em função da estrada, não deixando o carro sair fora dela e vai parar à frente, em condições de segurança.
Isto é um pouco esquisito… estranho…
O mundo no futuro não será nada interessante.
Tudo treta