(h) Presidential Press Service / EPA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy
Criação de uma zona de exclusão aérea voltou a ser abordada no discurso do presidente da Ucrânia.
Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia, usou o seu discurso perante os congressistas norte-americanos para apelar novamente à criação de uma zona de exclusão aérea sob os céus do país, de forma a combater as ofensivas russas, uma possibilidade que já foi afastada pela Administração Biden por receios de que tal decisão iniciasse a “III Guerra Mundial”. “Por favor, encerrem o espaço aéreo… será pedir muito? Quantas bombas mais terão de cair nas nossas cidades até se decidirem? Quantos mísseis de cruzeiro terão de perfurar os nossos edifícios?”
“Vivemos o pior conflito desde a II Guerra Mundial. Há oito anos que vivemos esta agressão. O destino do nosso país está a ser decidido agora. A Rússia encetou um ataque contra os nossos valores. Esses valores são os vossos, falo de democracia, liberdade e justiça.” O presidente ucraniano lembrou algumas das maiores tragédias da história recente norte-americana — Pearl Harbour e o 11 de setembro — para lançar os seus argumentos e citou Martin Luther King Jr.. “Quando ouço que vocês têm um sonho [I have a dream], nós temos uma necessidade.”
“Hoje, o povo ucraniano não está a defender apenas a Ucrânia. Estamos a lutar pelos valores da Europa e do mundo, a sacrificar as nossas vidas em nome do futuro. Tenho quase 45 anos, mas a minha idade estancou quando o coração de mais de cem crianças parou de bater. Não vejo sentido na vida se ela não pode parar a morte. E esta é minha principal missão como líder do meu povo, os grandes ucranianos.”
O chefe de Estado emocionou-se ao descrever a evolução do conflito, emocionando também os seus interlocutores com um vídeo com imagens que ilustravam o antes e o depois das cidades ucranianas no contexto da invasão russa. O conteúdo levou alguns dos congressistas às lágrimas, apesar das palavras duras de Zelenskyy. “Nas últimas três semanas, a Ucrânia conseguiu ver quem são os seus verdadeiros amigos”, começou por dizer.
The video that President Volodymyr Zelensky demonstrated during his virtual address to the U.S. Congress earlier on March 16.
Video: Zelenskiy/Official/Telegram pic.twitter.com/vmhxGFv0VE
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) March 16, 2022
Depois de ter afirmado publicamente que a adesão da Ucrânia à NATO já não é uma prioridade — devido aos entraves colocados pelos outros membros, Zelenskyy voltou ao assunto. “Queremos uma resposta clara e, até hoje, não a tivemos.”
A parte final do discurso, que mereceu aplausos de pé, foi feita em inglês incluiu uma mensagem para Joe Biden. “Como líder da minha população e da minha nação, dirijo-me ao Presidente Biden: é o líder da sua grande nação, quero que seja o líder do mundo. Ser o líder do mundo significa ser o líder da paz.”
Podia deixar de pedinchar tanto… nao tem capacidade de resolver os problemas do seu País??? Se não tem, ponha o lugar à disposição de quem tenha.
E tu com 5€ resolvias essa azia todo que tens nessa cabeça, comuna, compra 2 metros de corda a aperta com força á volta do pescoço que também não fazes falta neste mundo…