A Volkswagen revelou uma versão de produção do tão aguardado ID Buzz, em Paris. Estará à venda em vários países europeus no terceiro trimestre deste ano.
O novo modelo remete-nos à icónica carrinha T1 da Volkswagen,assumindo-se como um verdadeiro herdeiro da conhecida “Pão de Forma”.
Agora numa versão mais moderna, o ID Buzz tem um motor elétrico de 201cv, 150KW, que promete uma autonomia de 400 quilómetros.
De acordo com a Interesting Engineering, o veículo de tração traseira pode atingir uma velocidade máxima de 145km/h, utilizando uma bateria de 82kwh de iões de lítio. Mas a Volkswagen irá oferecer outras versões com baterias de diferentes desempenhos.
A ID. Buzz terá duas versões — um veículo de passageiros, e uma carrinha de carga. Ambas terão um carregamento bidirecional de 170KW, permitindo que o veículo seja carregado de 5% a 80% em 30 minutos.
A sua função de carregamento bidirecional pode também alimentar aparelhos domésticos. A transferência de energia e a comunicação automática para o efeito realiza-se através de uma caixa de parede bidirecional DC especial.
A versão criada para o transporte de passageiros pode levar até 5 pessoas mais a sua bagagem, graças aos seus 1130 litros de capacidade. Esta capacidade pode ser aumentada para 2200 litros, se a segunda fila de assentos for dobrada. Já a versão ID Buzz para cargas, desfruta de um espaço traseiro de 3907 litros.
A carrinha elétrica tem um impressionante raio de viragem de 11 metros, apesar de ter uma longa distância entre eixos, semelhante ao da icónica T: 4,7 metros.
Segundo Ralf Brandstätter, Presidente da Volkswagen Passenger Cars, “o ID. Buzz é um verdadeiro ícone para a era elétrica. Um carro que só a Volkswagen poderia construir, na senda da Volkswagen T1, que nos anos 50 representava um novo sentimento de liberdade automóvel, independência, e grande emoção”.
“O ID. Buzz retoma este estilo de vida e transfere-o para o nosso tempo: sem emissões, sustentável, totalmente ligado em rede, e agora pronto para o próximo grande capítulo: a condução autónoma“, acrescentou Brandstätter.
O presidente da VW sublinha que ambas as versões do ID. Buzz são pioneiros em termos de sustentabilidade, graças à pegada neutra em carbono do seu processo de fabrico e distribuição.
Software de última geração oferece ao ID.Buzz facilidade de condução e segurança. Ambas as versões apresentam sistema de aviso local Car2X, sistema de travagem de emergência Front Assist, um sistema de assistência na faixa de rodagem, e a nova “Função Memória” para estacionamento automático.
A Volkswagen anunciou que a produção do ID. Buzz começa no final deste ano, com as primeiras entregas previstas para o terceiro trimestre na Europa.
Que linda!