Obra retrata a cidade Lugansk, após a ocupação dos separatistas pró-russos. Filme já teve direito a diversos prémios.
O cinema retrata muitas vezes o que está a acontecer no planeta, na época do filme em causa. Centrado na situação de uma cidade na Ucrânia, Esquecido é um exemplo desses retratos contemporâneos.
O filme realizado por Daria Onyschenko não retrata obviamente a invasão russa, que começou há 13 dias, mas centra-se na cidade Lugansk, após a ocupação dos separatistas pró-russos, em 2014.
Na altura, e ainda como consequência da «primavera europeia» na Ucrânia, em Abril de 2014 os militantes pró-Rússia fundaram as auto-proclamadas República Popular de Donetsk e República Popular de Lugansk.
Este filme foca-se numa professora de língua ucraniana (representada pela actriz Maryna Koshkina) que, de repente, é obrigada a ensinar russo na escola. Um estudante de 17 anos, que ficou órfão durante a guerra, apaixona-se pela professora, em pleno conflito.
O título faz menção às muitas vítimas deste conflito prolongado, que agora atinge outra dimensão.
Esquecido estreou-se em Portugal no Festival Internacional de Cinema AVANCA, onde Daniil Kamenskyi – o estudante, no filme – foi eleito o melhor actor.
Este filme já teve direito a outros prémios: Projecto de Maior Potencial Internacional no Festival de Odessa, Prémio Especial no Festival de Varsóvia e Prémio “Fight for Right” na Academia Ucraniana de Cinema – que também atribuiu o prémio de melhor actiz a Maryna Koshkina (professora).
A chegada do filme aos cinemas portugueses está marcada para o final de Março.
Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Adesão da Ucrânia à NATO nunca será imediata, diz Rangel
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como