Um desenho de Albrecht Dürer foi recentemente avaliado em mais de 10 milhões de dólares, depois de ter sido comprado por apenas 30, em 2017.
Albrecht Dürer é considerado o maior artista alemão do seu tempo e um dos mais importantes artistas e intelectuais do Renascimento europeu.
Como o trabalho do artista, que faleceu em 1528, foi estudado por vários investigadores, é muito raro encontrar obras desconhecidas. O desenho A Virgem e o Menino é, por isso, um “objeto de interesse significativo”, revelou a casa de leilões Agnews Gallery em comunicado.
Boston Clifford Schorer, colecionador de arte e consultor da galeria, disse à CNN que encontrou a obra de arte, que se acredita ter sido concluída em 1503, por acaso a caminho de uma festa em Massachusetts, em 2019.
Como se tinha esquecido de levar um presente, fez um desvio até uma livraria. Lá, o vendedor disse-lhe que um amigo seu tinha um desenho de Dürer e perguntou se ele poderia avaliá-lo. Apesar de ter tido que sim, Schorer estava pouco confiante de que pertencia ao artista alemão.
A cadeia norte-americana refere que a obra de arte foi comprada numa venda de bens em segunda mão de um arquiteto que recebeu a peça de presente do pai, que era um comerciante de arte.
Semanas depois, quando examinou a obra, Schorer ficou impressionado. “Acho que é a maior falsificação que já vi ou uma obra-prima“, disse ao proprietário.
Três anos depois, ao redor de uma mesa do Museu Britânico, em Londres, o desenho foi examinado por vários investigadores, passou por uma análise técnica de idade e foi comparado com outros trabalhos do artista. Hoje, Schorer acredita que a obra vale “oito dígitos” e mais de 10 milhões de dólares.