Sébastien Loeb venceu o Rali de Monte Carlo. É o mais velho de sempre a ganhar uma prova no WRC. Mas o seu percurso vitorioso começou há muito tempo.
Ele já não precisava desta vitória para aparecer nas notícias e para ser considerado um dos melhores pilotos de sempre. Mas Sébastien Loeb conseguiu mais um registo histórico.
O mundial de ralis (WRC) arrancou na quinta-feira passada, com os primeiros quilómetros do Rali de Monte Carlo. Terminou no domingo e o vencedor foi Loeb, que até chegou ao último dia atrás do campeão mundial em 2021, Sébastien Ogier. No entanto o também francês Ogier teve um furo e Loeb recuperou a liderança e venceu na classificação final.
Sébastien Loeb nasceu em Fevereiro de 1974. Tem 47 anos e, assim, tornou-se o piloto mais velho de sempre a vencer uma prova do WRC. E é o primeiro líder do campeonato em 2022 – mas há algum tempo que não é um piloto WRC a tempo inteiro. Tem andado por outros mundos.
Feitos noutros campeonatos
Prova disso é o Dakar. Somente seis dias antes do início deste Rali de Monte Carlo, Loeb estava no Rali Dakar. E quase ganhou: ficou no segundo lugar da classificação dos carros, a quase 28 minutos do vencedor Nasser Al-Attiyah. Foi a terceira vez que o veterano subiu ao pódio final, depois do terceiro lugar em 2019 e do segundo lugar em 2017. Só se estreou no Dakar em 2016 mas já venceu 17 (!) etapas.
Nos últimos anos passou também pelo mundial de Rallycross, em três temporadas consecutivas (entre 2016 e 2018). Nunca ficou abaixo do quinto posto final e foi o mais rápido em duas corridas.
Antes experimentou também o famoso WTCC, o mundial de carros de turismo. Terceiro lugar final nas duas temporadas em causa (2014 e 2015), com um registo de seis vitórias em corridas.
As GT Series contaram com Loeb em 2013 e o gaulês venceu quatro das 12 provas desse campeonato.
Mais atrás, voltando ao rallycross, participou no Global RallyCross e venceu a terceira etapa do campeonato em 2012.
Em 2006, nas lendárias 24 Horas de Le Mans, Sébastien Loeb fez parceria com os seus compatriotas Éric Hélary e Franck Montagny; o trio francês terminou no segundo posto.
Loeb = WRC
No entanto, Sébastien Loeb vai ser sempre associado aos ralis: foi campeão mundial entre 2004 e 2012. Sempre. Venceu nove edições consecutivas do WRC, um recorde. E em 2003 só tinha ficado a um ponto do campeão Petter Solberg.
No WRC é o piloto com mais títulos, com mais corridas ganhas (80), com mais subidas ao pódio (120) e com mais etapas ganhas (931…).
Em 2013, e interessado por outras provas – como já se viu neste artigo – passou a aparecer só em algumas provas do Mundial. Mas mesmo assim…
Durante esse ano, 2013, participou em somente quatro corridas; ganhou duas e ficou em segundo noutra. Esteve presente em menos de um terço do campeonato – e terminou o WRC no oitavo lugar.
Seguiram-se anos de ausência (só uma aparição nos quatro anos seguintes). Em 2018 esteve em três provas – ganhou uma. A sua última vitória aconteceu precisamente em 2018, em Espanha.
Não participava no WRC desde Setembro de 2020. Tinha ficado em terceiro lugar na Turquia, na altura; agora voltou…para ganhar.
Distinções e ginástica
Sébastien Loeb foi eleito o piloto do ano sete vezes, pela revista Autosport. Foi eleito desportista do ano em França, duas vezes.
A curiosidade é que Loeb poderia ter sido ginasta. Começou por dedicar-se à ginástica, ainda jovem, e foi um dos melhores atletas (quinto classificado) num campeonato nacional em França, sendo tetra-campeão na região de Alsácia.
Mas aos 21 anos decidiu centrar-se no automobilismo. E deu no que deu.
Ah, e poderiam perguntar: então a Fórmula 1? Loeb chegou a realizar testes e, em 2009, esteve perto de se estrear numa corrida. Mas não tinha a super-licença que a federação internacional exige, porque não tinha participado em provas suficientes, nos escalões inferiores.
Excelente piloto, embora este ano seja basicamente “piloto de testes” e não esteja a correr para o campeonato.