A cidade de Texarkana, no Texas, Estados Unidos, registou um fenómeno meteorológico invulgar na última quarta-feira do ano: caíram peixes do céu durante alguns minutos.
O fenómeno registado na cidade norte-americana ocorre quando pequenas criaturas aquáticas – como sapos, caranguejos e pequenos peixes – são varridos por trombas de água ou correntes de ar, caindo posteriormente ao mesmo tempo que a chuva.
As correntes ascendentes fortes podem “apanhar” animais como peixes, por serem relativamente leves. Quando perdem energia, os animais voltam a cair no chão.
“Não, isto não é uma piada“, escreveram as autoridades locais, num comunicado no Facebook, pedindo aos cidadãos para enviarem fotografias do fenómeno.
Um lojista contou aos meios de comunicação locais que “houve um trovão forte” por volta das 16h30 do dia 29 de dezembro. “Quando abrimos a porta, olhei para fora e estava a chover muito, tendo um peixe caído no chão.”
Segundo o Texas Monthly, a equipa de futebol masculino do Texas High School foi dispensada do treino por causa da “chuva animal”.
O fenómeno registado em Texarkana pode ser um dos únicos casos do evento no estado norte-americano. Na cidade de Lajamanu, no território norte da Austrália, a chuva de peixes ocorreu pelo menos três vezes nos últimos 30 anos, por causa do Canal Meteorológico.
Em 2017, a Califórnia foi palco do mesmo evento climático, quando funcionários da escola primária de Oroville relataram cerca de uma centena de peixes a caírem do céu.