A designer japonesa Tomomi Sayuda criou um capacete com microfone e alto-falante que, segundo diz, ajuda a aliviar o stress.
O inovador capacete criado por Tomomi Sayuda foi inspirado na sua experiência de vida: uma tragédia familiar.
Tomani é hoje uma conceituada designer, com estúdio em Londres, especializada em design interactivo, design de produto e, segundo a própria, “humor e sub-culturas”.
Mas quando Tomani tinha 11 anos, o pai cometeu suicídio por causa do nível elevado de stress no trabalho.
Marcada por esse episódio, Tomani, decidiu inventar um capacete para combater o stress.
Colorido, divertido, berrante, quase bizarro, o capacete chama-se Máscara da Alma e nasceu para divertir.
A designer diz que se inspirou nos animes japoneses, as famosas histórias de banda desenhada ou animação tão populares no país.
Tomoni lembra-se de que a cultura dos animes sempre esteve relacionada com o stress no trabalho. Esse é o motivo pelo qual os japoneses são tão obcecados em fugir da realidade.
“Foi difícil superar a morte do meu pai e, no tempo que passei de luto, tentei entender a cultura dos japoneses”, diz Tomoni à BBC.
A designer conta ainda que criou o produto inspirada na timidez do irmão. Segundo Tomomi, apesar de ser introvertido, o seu irmão mais novo liberta-se quando faz karaoke, solta a voz e nem parece o mesmo.
A japonesa inventou até um jogo para os utilizadores do capacete, no qual colegas de trabalho podem descarregar toda a energia negativa gritando uns com os outros.
A designer acha que o capacete deixa o utilizador com um aspecto engraçado – e até se parece com um super-herói.
Já mandou vir o seu?
ZAP / BBC