Após suicídio do pai, designer japonesa cria capacete anti-stress

A designer japonesa Tomomi Sayuda criou um capacete com microfone e alto-falante que, segundo diz, ajuda a aliviar o stress.

O inovador capacete criado por Tomomi Sayuda foi inspirado na sua experiência de vida: uma tragédia familiar.

Tomani é hoje uma conceituada designer, com estúdio em Londres, especializada em design interactivo, design de produto e, segundo a própria, “humor e sub-culturas”.

Mas quando Tomani tinha 11 anos, o pai cometeu suicídio por causa do nível elevado de stress no trabalho.

Marcada por esse episódio, Tomani, decidiu inventar um capacete para combater o stress.

Colorido, divertido, berrante, quase bizarro, o capacete chama-se Máscara da Alma e nasceu para divertir.

A designer diz que se inspirou nos animes japoneses, as famosas histórias de banda desenhada ou animação tão populares no país.

Tomomi Sayuda / Vimeo

A designer japonesa Tomomi Sayuda

A designer japonesa Tomomi Sayuda

Tomoni lembra-se de que a cultura dos animes sempre esteve relacionada com o stress no trabalho. Esse é o motivo pelo qual os japoneses são tão obcecados em fugir da realidade.

“Foi difícil superar a morte do meu pai e, no tempo que passei de luto, tentei entender a cultura dos japoneses”, diz Tomoni à BBC.

A designer conta ainda que criou o produto inspirada na timidez do irmão. Segundo Tomomi, apesar de ser introvertido, o seu irmão mais novo liberta-se quando faz karaoke, solta a voz e nem parece o mesmo.

A japonesa inventou até um jogo para os utilizadores do capacete, no qual colegas de trabalho podem descarregar toda a energia negativa gritando uns com os outros.

A designer acha que o capacete deixa o utilizador com um aspecto engraçado – e até se parece com um super-herói.

Já mandou vir o seu?

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …