Investigadores ligados ao clima ficaram surpreendidos pela velocidade com que as emissões regressaram aos níveis pré-pandemia, com o crescimento a ser maior ao expectável.
Antes da pandemia da covid-19 se iniciar, o volume de concentração de dióxido de carbono na atmosfera situava-se nos 415 ppm (concentração de moléculas de CO2 na atmosfera), valor que desceu ligeiramente (414 ppm) como consequência da paragem quase total da economia quando a propagação da SARS-CoV-2 atingiu níveis planetários. A descida teve tanto de ligeira como de rápida, já que esta semana a concentração voltou ao valor inicial, anulando, assim, a queda.
A rapidez com que a recuperação aconteceu surpreendeu os investigadores que, ainda assim, estavam a contar com ela. Ao jornal Público, Glen Peters, investigador do Centro para a Investigação Internacional do Clima em Oslo, revelou que a comunidade científica contava “com algum crescimento, mas o que verificámos é que ele é maior do que grande parte de nós esperava“. “O que esperávamos é que o ritmo de recuperação fosse semelhante ao da mobilidade/transportes, que ainda deve demorar mais um ou dois anos. Que tenhamos tido este pico já em 2021, que tenha acontecido tão rapidamente, é uma surpresa“.
Uma das possíveis justificações para esta recuperação são os pacotes de estímulos atribuídos desenhados pelos vários países, como forma de desencadear uma retoma mais rápida e robusta da economia. Na opinião do investigador, esta necessidade poderá ter levado algumas economias a regressar a formas antigas de produção, assentes no carvão, por exemplo, poder ler-se no 16.º relatório do Global Carbon Project.
A China, de acordo com o relatório, terá tido um crescimento nas emissões na ordem dos 5,5% (números de 2021 em comparação com os de 2019), enquanto na Índia o crescimento terá sido de 4,4% — nos mesmos períodos de tempo usados como referência. Os Estados Unidos da América e a Europa — segundo e terceiro maior emissor, respetivamente — mantiveram as suas emissões abaixo dos valores de 2019.
No que respeita à origem das emissões de CO2, o relatório revela que o uso do carvão e do gás deve crescer mais em 2021 do que diminuiu em 2020. O petróleo deverá manter-se abaixo dos níveis de 2019, mas esta previsão poderá mudar caso as tendências no que concerne à mobilidade nacional e internacional se alterem.
No sentido oposto, as emissões resultantes da alteração do uso dos solos, as quais estabilizaram nas últimas décadas. Mesmo assim, os cientistas alertam, novamente, que esta previsão também poderá sofrer alterações.