Em várias partes do Canadá, num só dia, os pilotos de quatro aviões de passageiros foram ofuscados com lasers, informa o canal de televisão local CTV.
Todos os incidentes ocorreram na passada segunda-feira, dia 22, mas a polícia apenas tornou públicos os ataques este sábado, informa o canal.
Segundo a CTV, destes casos, três foram registados no oeste do país, no aeroporto de Vancouver. A quarta ocorrência teve lugar no aeroporto de Otava, a capital do Canadá.
Os pilotos foram ofuscados por desconhecidos, quer durante a aterragem, quer durante a decolagem. Embora as manobras tivessem decorrido normalmente, os incidentes provocaram feridos.
Segundo a West Jet, ambos os pilotos ofuscados durante a aterragem do avião no aeroporto de Otava “sofreram lesões nos olhos”.
A luz de um laser que atinja a cabine de pilotagem pode provocar danos irreparáveis na retina, se atingir directamente os olhos do piloto.
Segundo a Transport Canada, autoridade canadiana de supervisão dos transportes, estes incidentes podem provocar distracções nos pilotos, encandeamento e cegueira temporária.
“No pior dos cenários, estes efeitos podem provocar um acidente com graves consequências“, alerta a autoridade, numa nota publicada no seu site.
Todos os casos estão a ser investigados, mas até agora não foi possível identificar e deter os criminosos.
ZAP