/

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

8

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos.

Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos e joias brilhantes. A realidade é que algumas centenas de vendedores de rua na Índia estão a desafiar esse estereótipo, escondendo a sua riqueza à vista de todos.

O Fisco indiano já identificou mais de 250 vendedores ambulantes de comida e sucata que são, na verdade, milionários na cidade de Kanpur, no norte da Índia. Entre eles estavam vendedores de fruta e vegetais, donos de pequenas farmácias e mercearias, e trabalhadores de saneamento que conseguiram fugir aos impostos durante anos.

Segundo a VICE, juntos, estes milionários secretos economizaram e gastaram mais de 37,5 milhões de rupias indianas — cerca de 425 mil euros — para comprar propriedades. O Fisco encontrou vários casos de vendedores de sucata que tinham, pelo menos, três carros.

O inspetores fiscais levaram a cabo uma investigação e descobriram que centenas desses milionários não pagaram praticamente nenhum imposto. Além disso, pelo menos 65 donos de mercearias e farmacêuticos nem registaram os seus negócios.

Estes milionários secretos escondiam o seu dinheiro comprando propriedades no nome de outros familiares. Noutros casos, recorriam a bancos cooperativos ou pequenos esquemas financeiros para esconder o dinheiro.

Eles acabaram por ser apanhados após alguém usar detalhes do seu cartão PAN, um número de identificação atribuído a todos os contribuintes na Índia.

Esta não é a primeira vez que são encontrados “milionários de rua” no país. Em 2016, uma dúzia de vendedores de comida de rua em Kanpur foram apanhados com um rendimento não declarado de 600 milhões de rupias indianas (6,8 milhões de euros).

Com mais de 600 mil pessoas no ramo, os vendedores ambulantes são uma parte essencial do sistema de distribuição e comércio urbano da Índia. Eles têm uma faturação paralela aproximada de 800 milhões de rupias indianas (cerca de 9 milhões de euros) por dia.

Daniel Costa, ZAP //

8 Comments

  1. “Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos e joias brilhantes” – Existe esta concepção errónea de milionários mas observa-se mais este comportamento em pessoas que querem parecer milionários. O verdadeiro milionário e criador de riqueza, tem uma vida frugal e pode ser o seu vizinho do lado.

  2. Que esta notícia sirva de exemplo para a AT portuguesa. Em Portugal acontece o mesmo ou pior pois a AT até permite isenções de impostos até 10 anos! Quem paga e não vê os seus impostos baixarem? O mesmo de sempre. O portuga escravo dos impostos!
    Não esquecer que os milionários em Portugal crescem 10 vezes mais ao ano e o IRC ainda baixa!
    Para quando o desagravo do irs e outros impostos que recaem sobre o magro rendimento dos cidadãos ?

  3. Será que o Salgado, Sócrates, Vieira e Berardo entre outros, tenham por lá andado a dar aulas de economia durante os fins de semana?

  4. Economia pujante e com pouca ou nenhuma interferência cancerígena dos governos corruptos (principalmente os ‘sociocomunistas’ que levaram 1/4 sobre o fruto direto do trabalho das pessoas e mais 1/5 de IRS.
    Bom saber que na índia, o fruto do trabalho fica com quem trabalha e que casas de praia e mercedes não são pagos com o suor alheio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.