A companhia aérea norte-americana United Airlines anunciou na terça-feira a compra de 270 aviões Boeing e Airbus, a maior encomenda conjunta da sua história, coincidindo com a recuperação do sector após a pandemia.
A United explicitou, em nota à imprensa, que a compra envolve 200 aviões Boeing 737 MAX e 70 Airbus A321neo, o que deve permitir um aumento de lugares disponíveis para voos domésticos em quase 30%, noticiou a agência Lusa.
Com esta encomenda, a empresa norte-americana eleva as suas últimas aquisições para mais de 500 novos aparelhos, dos quais 40 serão entregues em 2022, 138 em 2023 e cerca de 350 a partir de 2024.
Na sequência da compra dos novos aviões, a empresa conta criar aproximadamente 25 mil empregos até 2026.
Substituir uma frota envelhecida por aviões com maior eficiência energética, com menos aparelhos e maiores reduzirá as emissões de gases com efeito de estufa em 17% a 20% por lugar, destaca a companhia.
Segundo o diretor-geral da United Airlines, Scott Kirby, o transporte de turistas já está “praticamente” no nível anterior à pandemia.
O recomeço das viagens de negócios, que ainda regista uma descida de 60%, “deverá acelerar no outono, quando as crianças voltarem às escolas”, indicou, acrescentando que as viagens internacionais vão demorar mais a voltar ao nível anterior, mas manifestou esperança no próximo verão.
// Lusa