Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody’s revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década.

Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, a dependência do petróleo será a “principal restrição de crédito” para os seis países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC): Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait.

“Se os preços do petróleo se mantiverem numa média de 55 dólares por barril, acreditamos que a produção de hidrocarbonetos continuará a ser o principal contribuinte para o PIB dos seis países, a principal fonte de receita do governo e, portanto, o principal impulsionador da robustez orçamental pelo menos na próxima década”, referiu a Moody’s.

O petróleo e o gás representam mais de 20% do PIB e 50% das receitas da maioria desses países. A agência indicou que, apesar de uma previsível aceleração da diversificação, “essa dinâmica será afetada pela reduzida disponibilidade de recursos para financiar os projetos, num contexto de baixa das cotações do petróleo e pela concorrência no interior do CCG”.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.