El Salvador pode tornar-se o primeiro país a aceitar a Bitcoin como meio de pagamento legal

Presidencia El Salvador / Flickr

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele (direita)

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado que enviará ao congresso do país uma proposta para adotar a Bitcoin como moeda legal. O anúncio foi feito através de um vídeo, divulgado durante a conferência Bitcoin 2021, em Miami, nos Estados Unidos (EUA).

“Na próxima semana enviarei ao congresso a proposta que tornará a Bitcoin num meio legal de pagamento”, afirmou Bukele. A acontecer, El Salvador será o primeiro país a adotar a Bitcoin como uma moeda legal, noticiou esta segunda-feira o Independent.

Com a aprovação de nova moeda, o governo salvadorenho espera abrir serviços para 70% da população que não possui contas em bancos. O governo aponta que 20% do PIB (Produto Interno Bruto) do país é gerado por “remessas de dinheiro enviadas por salvadorenhos que moram noutros países”.

O dólar americano é a moeda oficial de El Salvador, que tem cerca de um quarto dos seus cidadãos a viver nos EUA. Em 2020, enviaram para o país mais de 6 mil milhões de dólares (cerca de 4,9 mil milhões de euros) em remessas.

O partido Novas Ideias, de Bukele – Presidente de 39 anos, que mantém índices de aprovação acima dos 90% -, detém a maioria absoluta no congresso (56 lugares em 84), o que significa que é bastante provável que consiga aprovar a proposta em torno da formalização da Bitcoin como método de pagamento reconhecido.

O Presidente acredita que, num curto prazo, a adoção da criptomoeda “criará empregos e ajudará a aumentar a literacia financeira de milhões de pessoas que estão à margem da economia formal. E no médio prazo esperamos que esta pequena decisão possa ajudar-nos a empurrar a humanidade, pelo menos um pouco, para uma decisão mais correta”.

Para implementar a medida, Bukele assinou uma parceria com a empresa de pagamentos digitais Strike, que criará a nova infraestrutura financeira do país.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.