/

Novo mapa de matéria escura revela pontes ocultas entre galáxias

Hong et. al. / Astrophysical Journal

Novo mapa da matéria escura

Uma equipa de cientistas criou um novo mapa de matéria escura que revela várias estruturas filamentares até então desconhecidas a conectar galáxias. 

A matéria escura é uma substância indefinida que compõe cerca de 80% do Universo e a carcaça da teia cósmica – a estrutura em larga escala que, devido à sua influência gravitacional, dita o movimento das galáxias e de outros objetos cósmicos.

Acontece que a distribuição de matéria escura é, até agora, desconhecida, uma vez que a substância não pode ser medida diretamente. Em vez de a detetar, os cientistas devem inferir a sua distribuição com base na sua influência gravitacional sobre outros objetos cósmicos, como galáxias.

“Ironicamente, é mais fácil estudar a distribuição da matéria escura porque reflete um passado muito distante que é muito menos complexo”, disse Donghui Jeong, professor de Astronomia e Astrofísica na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, citado pelo SciTechDaily.

“Ao longo do tempo, e à medida que a estrutura em larga escala do Universo cresceu, a complexidade do Universo aumentou, por isso é inerentemente mais difícil fazer medições de matéria escura localmente”, explicou ainda.

Recentemente, a equipa internacional de cientistas construiu um novo mapa de matéria escura e testou o modelo, usando um grande conjunto de simulações de galáxias, chamado Illustris-TNG.

Os investigadores selecionaram galáxias comparáveis à Via Láctea e conseguiram identificar as propriedades que são necessárias para prever a distribuição da matéria escura. Depois, aplicaram o modelo aos dados reais do Universo local do catálogo de galáxias Cosmicflow-3.

O portal refere que o catálogo contém dados completos sobre a distribuição e movimentação de mais de 17 mil galáxias nas proximidades da Via Láctea dentro dos limites de 200 megaparsecs.

O mapa resultante da teia cósmica local foi publicado na quarta-feira no Astrophysical Journal.

“Ter um mapa local da teia cósmica abre um novo capítulo de estudo cosmológico. Podemos estudar como a distribuição de matéria escura se relaciona com outros dados de emissões, o que nos ajudará a entender a natureza da matéria escura. E podemos estudar diretamente essas estruturas filamentares, essas pontes ocultas entre galáxias“, rematou Jeong.

Os cientistas desconfiam que a nossa Via Láctea e a galáxia Andrómeda podem estar a mover-se lentamente em direção uma à outra. No entanto, ainda não se sabe se vão colidir daqui a milhares de milhões de anos.

Estudar os filamentos da matéria escura que interligam as duas galáxias poderia fornecer detalhes importantes sobre o futuro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.