/

Encontrados os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia

1

(dr) IA RAS

Túmulo do príncipe Dmitri Alexandrovich.

Uma equipa de arqueólogos russos identificou os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia, Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich, os descendentes de Alexandre I de Kiev, o lendário príncipe de Rus’ e santo da Igreja Ortodoxa Russa.

Dmitri Alexandrovich era o segundo filho de Alexandre I de Kiev, que com a morte do pai em 1264 foi expulso para a sua terra natal, Pereslávia, pelos habitantes de Novgorod. Durante dez anos lutou contra os seus tios, acabando por assumir o trono do principado de Vladimir-Susdália.

Após a morte de Ivan, em 1302, a Pereslávia passou para o filho mais novo de Alexandre I de Kiev, o primeiro príncipe de Moscovo, Daniel, que a anexou ao principado de Moscovo, explica o HeritageDaily.

Ambos os príncipes foram enterrados na Catedral da Transfiguração, na Pereslávia, uma das mais antigas igrejas da Rússia pré-mongol.

Segundo documentos do século XIX, existiam três lápides na parte sul da catedral. Após as obras de restauração, as lápides foram partidas, com duas lápides a mencionarem Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich erguidas sob o coro da catedral.

Em 1939, uma expedição arqueológica abriu o espaço sob as lápides e descobriu que ninguém estava enterrado sob a laje com a inscrição do príncipe Dmitri. Na lápide com o nome de Ivan foi encontrado um caixão e um sarcófago.

Até hoje, os investigadores acreditavam que tanto o filho quanto o neto de Alexandre I de Kiev foram enterrados neste lugar, com o filho num caixão de madeira e o neto num sarcófago de pedra.

No canto sudeste da catedral, os arqueólogos descobriram partes de um sarcófago de pedra. Foi aqui, de acordo com fontes do século XIX, que o local do túmulo do príncipe Dmitri Alexandrovich foi originalmente localizado.

Este sarcófago é semelhante a outro túmulo de pedra branca, que estava localizado na parte sudoeste da catedral e acredita-se ser o local de enterro do príncipe Ivan Dmitrievich.

“Só agora conseguimos entender onde os dois descendentes de Alexandre I de Kiev foram realmente enterrados. Dois sarcófagos principescos estavam na mesma linha na parte sul da catedral: o pai foi sepultado no canto leste, na lateral do altar, e o filho na parte oeste, que é também uma prestigiosa e importante parte sul da catedral”, explicou Vladimir Sedov, da Academia de Ciências da Rússia.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.