/

As estalagmites são verdadeiras cápsulas do tempo (e o seu crescimento é incrivelmente constante)

Tal como os anéis das árvores, as estalagmites das cavernas são um portal para uma Terra pré-histórica. Recentemente, uma equipa de cientistas descobriu que são consistentemente confiáveis.

As estalagmites, que crescem do chão das cavernas à medida que a água pinga das estalactites no teto da caverna, registam eventos climáticos extremos e repentinos e são autênticos cronometristas naturais: à semelhança dos anéis das árvores, narram a passagem constante do tempo nas camadas de rochas.

“A nossa análise mostra que podemos considerar o crescimento da estalagmite como um metrónomo e muito constante ao longo de centenas e milhares de anos”, explicou o geoquímico Andy Baker, da UNSW, na Australia.

“O crescimento da estalagmite é previsível e é esta propriedade única que as torna tão valiosas para os cientistas – podemos saber o tempo no passado usando os anéis de crescimento muito regulares que estão amplamente presentes em todo o mundo”, acrescentou, citado pelo Science Alert.

Neste estudo, a equipa analisou estalagmites de 23 cavernas em seis continentes, à procura de um mecanismo comum que pudesse explicar o seu desenvolvimento.

Os cientistas acabaram por descobrir que as taxas de crescimento das estalagmites aumentaram em linha com as temperaturas mais quentes e que as formações só parecem crescer em regiões com precipitação sazonal.

Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria das amostras de estalagmite, independentemente da localização, seguiu um crescimento linear ao longo da escala de tempo de dezenas de milhares de anos. “A ‘estalagmite média global’ aumentou em altura cerca de um metro nos últimos 11.000 anos”, adiantou Baker.

As estalagmites crescem de forma ordenada, como os anéis das árvores, exceto quando distúrbios de longa duração e de vários anos – como o El Niño – se destacam no registo. Quando estes eventos passam, as camadas de crescimento de estalagmite (ou lâminas) voltam ao seu ritmo regular.

“A taxa de acumulação de estalagmite é relativamente inalterada ao longo do tempo”, escreveram os cientistas no artigo científico recentemente publicado na Reviews of Geophysics.

A equipa afirma que as estalagmites têm muito para nos ensinar sobre a cronologia do passado antigo – um vasto arquivo de dados relacionados com o clima que só agora começou a ser explorado

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.