/

Descarregar o autoclismo em WC’s públicos aumenta risco de transmissão de doenças (mesmo com a tampa fechada)

1

Mesmo com as tampas fechadas, as descargas podem aumentar os níveis de partículas de aerossol no ambiente, aumentando também o risco de transmissão de doenças pelo ar em espaços públicos mal ventilados. 

Um estudo, publicado em 2020, usou a dinâmica de fluidos computacional para modelar a propagação de partículas de aerossol durante a descarga do autoclismo. Na altura, os cientistas descreveram os resultados como “alarmantes”, depois de terem descoberto que o processo cria e impulsiona um número significativo de partículas de aerossol.

De acordo com o New Atlas, uma nova pesquisa, levada a cabo por cientistas da Universidade Florida Atlantic, nos Estados Unidos, concluiu que as casas de banho públicas podem ser pontos de grande contaminação.

Desta vez, a equipa quantificou o volume de aerossóis produzidos pela descarga do autoclismo em condições do mundo real. Para o fazer, os investigadores transformaram uma casa de banho de um campus universitário num verdadeiro laboratório experimental e usaram uma máquina que conta partículas presentes em várias alturas.

As gotículas foram detetadas em alturas de até 1,5 metros durante 20 segundos ou mais depois de se puxar o autoclismo.

Apesar de terem sido geradas mais partículas por descargas de urinol e de sanita com tampa aberta, os cientistas também detetaram volumes notáveis ​​de aerossóis no ar após a descarga de uma sanita com a tampa fechada.

Como muitos WC’s públicos não têm tampas nos assentos sanitários, a equipa sugere que a instalação de tampas pode ajudar a reduzir a dispersão do aerossol. Ainda assim, podem escapar pequenas partículas pelas fendas na tampa.

“Após cerca de três horas de testes que envolveram mais de 100 descargas de autoclismo, detetamos um aumento substancial nos níveis de aerossol medidos no ambiente, com o número total de gotículas geradas em cada teste de descarga variando até dezenas de milhares”, disse Siddhartha Verma, coautor do estudo publicado na Physics of Fluids.

“Tanto os cubículos no WC quanto os urinóis geraram grandes quantidades de gotas menores que 3 micrómetros de tamanho, o que representa um risco significativo de transmissão se contiverem microrganismos infecciosos”, acrescentou.

Devido ao seu tamanho, as gotículas podem permanecer suspensas na atmosfera durante bastante tempo. “A longo prazo, os aerossóis podem subir com correntes ascendentes criadas pelo sistema de ventilação ou por pessoas a movimentarem-se na casa de banho.”

Este estudo sugere ainda que, para evitar o risco de contrair covid-19 num WC público, os indivíduos devem usar máscara, certificarem-se de que lavam as mãos antes de saírem daquele espaço e manter a tampa da sanita fechada.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. Pois claro, é melhor não descarregar fica mais limpo e é melhor para a saúde! Elimina o risco de contagio da colera e da febre tifoide!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.