/

Parques solares flutuantes podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas

(dr) Giles Exley

Parques solares flutuantes, cuidadosamente projetados, podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas. As simulações feitas por cientistas mostraram resultados promissores.

A energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, de acordo com um relatório de 2020 da Agência Internacional de Energia. Mas há um entrave para esta energia limpa: o espaço.

Ao contrário das centrais de combustível fóssil, os parques solares precisam de muito espaço para gerar eletricidade suficiente para atender à procura. A maioria dos parques solares é composta por painéis montados no solo que ocupam terras que poderiam ser usadas para cultivar alimentos ou fornecer habitat para a vida selvagem.

Embora eletricidade e água geralmente não se misturem, um número crescente de parques solares flutuantes está a ser instalado em todo o mundo. Painéis solares flutuantes num lago ou reservatório podem soar a um acidente à espera para acontecer, mas estudos recentes mostraram que a tecnologia gera mais eletricidade em comparação com instalações solares em telhados ou montadas no solo.

Isto acontece graças ao efeito de arrefecimento da água sob os painéis, que pode aumentar a eficiência com que esses sistemas geram eletricidade em até 12,5%.

Dito isto, lagos e reservatórios são muito importantes para as pessoas e para o planeta. Embora esses corpos de água doce cubram menos de 1% da superfície da Terra, abrigam quase 6% da sua biodiversidade e fornecem água potável e irrigação de plantações que são vitais para milhões de pessoas.

Todavia, as alterações climáticas aumentaram globalmente as temperaturas da superfície dos lagos a uma média de 0,34 °C por década desde 1985, encorajando a proliferação de algas tóxicas, reduzindo os níveis de água e evitando a mistura de água entre as camadas distintas que se formam naturalmente em lagos maiores e mais profundos, asfixiando de oxigénio as profundezas.

Na pressa de descarbonizar a energia a fim de desacelerar o aquecimento global, a adoção de parques solares flutuantes poderia simplesmente aumentar a pressão sobre as preciosas reservas de água doce do mundo?

Surpreendentemente, num novo estudo publicado na revista científica Solar Energy, uma equipa de investigadores descobriu que parques solares flutuantes cuidadosamente projetados podem realmente reduzir as ameaças representadas pelas alterações climáticas para lagos e reservatórios.

Uma proteção contra o aquecimento

Os parques solares flutuantes reduzem a quantidade de vento e luz solar que atinge a superfície do lago, mudando muitos dos processos que ocorrem nele. Como cada parque solar flutuante tem um design diferente, os investigadores realizaram simulações para ver como é que as temperaturas do lago mudavam com mais de 10.000 combinações únicas de velocidade do vento e radiação solar.

Os resultados sugerem que as mudanças na temperatura da água causadas por parques solares flutuantes podem ser tão grandes quanto as próprias alterações climáticas, apenas na direção oposta.

Um parque solar flutuante que reduza a velocidade do vento e a radiação solar em 10% em todo o lago pode compensar uma década de aquecimento causado pelas alterações climáticas. Projetos que sombreavam o lago mais do que o protegiam, reduzindo a luz do sol mais do que o vento, tinham o maior efeito de arrefecimento.

Esses efeitos podem variar dependendo da profundidade do lago, área de superfície e localização. Mas os processos ecológicos em lagos são mais afetados pela velocidade do vento e da luz solar, que é o foco das simulações.

Enquanto a maioria das simulações indicou uma situação em que tanto lagos como parques solares flutuantes ganham, algumas sugeriram efeitos colaterais indesejáveis. Num pequeno número de simulações, os autores descobriram que parques solares flutuantes que reduziram a velocidade do vento na superfície do lago mais do que reduziram a luz solar podem realmente imitar ou amplificar os efeitos das alterações climáticas.

Felizmente, os investigadores acreditam que o projeto cuidadoso de parques solares flutuantes deve reduzir esses riscos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.