/

Rede criminosa internacional invade lojas de brinquedos para roubar Legos

1

A polícia francesa tem investigado uma rede internacional de ladrões de brinquedos com uma afinidade particular pelos pequenos tijolos coloridos da Lego.

De acordo com o jornal francês Le Parisien, em junho do ano passado, três suspeitos foram apanhados a roubar embalagens de uma loja de brinquedos perto de Paris.

Os ladrões faziam parte de um gangue que se hospedava em hotéis próximos a Paris, conduzia um Audi e “invadia” lojas de brinquedos em busca de valiosos conjuntos de Lego para revender na Polónia.

Os ladrões foram apanhados a roubar uma loja de brinquedos PicWicToys, depois de serem vistos em 2019 e 2020 em duas lojas de brinquedos europeias, La Grande Récré e Maxi Toys.

Embora sejam apenas brinquedos, os Legos podem valer muito dinheiro, uma vez que são lançados em edições limitadas e tornam-se bens de colecionador. Segundo o especialista de Legos Gerben van IJken, até pode até haver todo um mercado negro para estes pequenos tijolos coloridos.

“É muito difícil provar que existe um mercado negro. No entanto, há uma enorme quantidade de colecionadores por aí que estão a perder alguns conjuntos de momento e estão dispostos a pagar muito dinheiro por eles”, disse Gerben van IJken, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Van IJken é leiloeiro num site de leilões de colecionáveis e diz que os conjuntos mais valiosos e procurados são aqueles que ainda estão na sua embalagem original, ainda não aberta. Por exemplo, o Lego Café Corner, um conjunto lançado em 2007 por cerca de 150 dólares, pode hoje chegar a três dólares se mantido na sua condição original.

A pandemia pode ser uma força motriz por trás deste fenómeno. “Especialmente durante o período de confinamento, como estamos agora – ainda é extremamente popular”, afrimou van IJken. “E as vendas de Lego ainda são extremamente altas, não apenas na própria Lego Company, mas também na nossa plataforma. Vimos um aumento de 100% nas vendas no ano passado.”

Apesar de ser um roubo inusitado, não é incomum e não se limita à Europa. No mês passado, um homem em Oregon foi preso depois de a polícia local ter suspeitado que roubou 7.500 dólares em conjuntos de brinquedos Lego. Segundo o The Verge, um homem também terá roubado dois milhões de dólares em conjuntos de Lego na Flórida em 2012.

Maria Campos, ZAP //

 

 

1 Comment

  1. “”…o Lego Café Corner, um conjunto lançado em 2007 por cerca de 150 dólares, pode hoje chegar a três dólares se mantido na sua condição original…”
    … sem o “mil” não me parece grande negócio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.