/

Asteróide Apophis não irá colidir com a Terra durante pelo menos um século

Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) descartam qualquer possibilidade de o asteróide Apophis impactar com a Terra durante pelo menos um século.

Após novas observações do corpo rochoso, vulgarmente conhecido como o “asteróide do caos”, os especialistas da ESA descartaram a hipótese de este impactar a Terra em 2068 – uma data assinalada pela comunidade científica como potencialmente perigosa para a ocorrência de um impacto – ou no próximo século.

Tendo em conta as novas observações, a ESA vai remover este asteróide de 350 metros – o equivalente ao comprimento de três campos de futebol – da sua Lista de Risco.

Em comunicado, a ESA recorda que esta é a primeira vez que os cientistas descartam um eventual impacto deste asteróide com a Terra. Apesar de a possibilidade do impacto ocorrer ser muito pequena, era ainda preocupante por causa das suas dimensões.

Desde que foi descoberto, em 2004, o Apophis foi notícia em vários meios de comunicação internacionais, enquanto os astrónomos procuravam estudar e melhor compreender a sua órbita de forma precisa para antever eventuais impactos.

A próxima aproximação deste asteróide ao nosso planeta ocorrerá a 13 de abril de 2029, quando o Apophis passará a menos de 35 mil quilómetros da Terra e será visível a olho nu. Estará dez vezes mais próximo da Terra do que muitos satélites.

A esta distância, explica ainda a agência espacial europeia, a gravidade da Terra terá um impacto bastante considerável neste corpo espacial, alterando a sua trajetória e amplificando a incerteza da sua órbita e de eventuais impactos futuros.

Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos, as agências têm reunido esforços para melhorar os programas destinados ao acompanhamento e desvio destes corpos celestes em rota de colisão com a Terra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.